Faltando menos de um mês para a realização do primeiro turno, candidatos a prefeito de Goiânia adotam diferentes estratégias para chamar atenção do eleitor e assim ter uma definição do voto. Pesquisa Diagnóstico/ Sagres revela o que mais pesará para o eleitor. De acordo o levantamento 52,5% dos entrevistados declararam que a apresentação de propostas é o item mais relevante para a definição de voto.

A ideologia do candidato tem influência para 19,7% dos eleitores consultados. Já o nome do candidato tem maior importância para 9,6% dos entrevistados. O partido do candidato a prefeito de Goiânia tem maior peso para 6,4%.

Apesar de a maior parte dos eleitores destacarem que as propostas terão maior peso, um dos locais onde os candidatos apresentam o que pretendem fazer tem menor importância para as pessoas. A propaganda eleitoral no Rádio e na TV tem maior influência do que outros itens, para 4,8% dos eleitores. Nada: 1.1% dos entrevistados. Não sabe/ Opina: 5,9%.

O que mais vai pesar na hora do voto?

Propostas- 52,5%

Ideologia do Candidato- 19,7%

Nome do Candidato-9,6%

Partido do Candidato- 6,4%

Propaganda no Rádio e TV- 4,8%

Nada- 1%

Não sabe/Opina-9%

Leia outros pontos da pesquisa

Pesquisa Diagnóstico/Sagres indica empate técnico entre Maguito e Vanderlan

Iris tem mais influência nas eleições em Goiânia do que Caiado

Maguito é o mais rejeitado entre candidatos a prefeito de Goiânia, diz pesquisa Diagnóstico/Sagres

Goianienses não temem deixar de votar por causa da pandemia

Metodologia

Para a realização da pesquisa foram ouvidos 625 eleitores de Goiânia, com idade igual ou superior a 16 anos. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 3,9% pontos percentuais para mais ou para menos. As entrevistas foram realizadas entre os dias 14 e 16 de outubro de 2020.

O levantamento foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com número de protocolo: GO-05451/2020 no dia 13 de outubro de 2020. A responsabilidade técnica é do Diagnóstico de Pesquisas de Comportamento Eireli e a contratação foi feita pela Rádio Clube de Goiânia S/A/ Rádio 730.

A pesquisa foi feita nos seguintes bairros de Goiânia: Setor Aeroporto, Setor Marista, Setor Central, Setor dos Funcionários, Norte Ferroviário , Leste Vila Nova, Negrão de Lima, Crimeia Leste, Nova Vila, Crimeia Oeste, Urias Magalhães, Jardim Goiás, Setor Bueno, Setor Pedro Ludovico, Setor Sul, Setor Oeste, Jardim América, Parque Amazônia, Nova Suíça, Universitário, Jaó, Jardim Novo Mundo, Vila Pedroso, Jardim das Amendoeiras, Jardim Aroeiras, Dom Fernando, Santo Hilário, Conjunto Caiçara, Vila Concordia, Vila Morais, Guanabara, Santa Genoveva, Sonho Dourado; Balneário Meia Ponte, Parque das Flores, Vale das Pombas, Vila Mutirão, Curitiba, São Carlos, Bairro da Vitoria, Finsocial, Nova Esperança, Setor Centro Oeste, Parque Tremendão, Cândida de Moraes, Bairro Goiá, Vila Luciana, Vila Mauá, Bairro Ipiranga, Celina Park, João Vaz, Vera Cruz, Carolina Park, Lorena Park, Goiânia Viva, Residencial Buena Vista, Jardim Petrópolis, Capuava, Cidade Jardim, Sudoeste, Vila União, Parque Atheneu, Santa Cruz, Parque Anhanguera, Novo Horizonte, Vila Redenção, Alto da Gloria, Parque das Laranjeiras, Setor Coimbra, Campinas, Santa Helena, Vila São Jose, Eldorado, João Brás, Jardim Petrópolis, Jardim Presidente, Eli Forte, Jardim Presidente, Três Marias, Bairro Feliz, Vila Abaja, Itatiaia, Jardim Pompeia, São Judas Tadeu, Goiânia 2, Residencial Jardim Cerrado, Moinho dos Ventos, Marechal Rondon, Maria Dilce, Alto da Glória, Conjunto Riviera, Aruanã, Jardim Brasil, Vila Montecelli.

Fonte: Sagres Online. https://sagresonline.com.br/iris-tem-mais-influencia-nas-eleicoes-em-goiania-do-que-caiado/ .