Começou nesta sexta-feira (9), a propaganda eleitoral no Rádio e na Televisão. No primeiro dia, os candidatos a prefeito apresentaram trajetórias de vida, políticas e ainda cabos eleitorais. Os prefeitáveis não aprofundaram em propostas e fizeram uma apresentação do perfil de cada um para o eleitor.

Alysson Lima (Solidariedade) fez uma apresentação pessoal, destacando que atuou na imprensa da capital e que por isso conhece a realidade da cidade.  Manu Jacob (PSOL), argumentou que é a primeira mulher negra a ser candidata a prefeita de Goiânia.

Maguito Vilela (MDB) se apresentou como candidato de continuidade da gestão de Iris Rezende. O candidato relatou que foi criado numa família de sete filhos e que está ao lado da esposa Flávia (Teles). Ele declarou que abriu escritório de advocacia em Jataí.

Na propaganda de Maguito foi veiculado áudio do prefeito Iris Rezende, que afirmou por várias vezes nas últimas semanas que não pretende participar da campanha política. No entanto, a propaganda procura mostrar que Iris e Maguito estiveram junto ao longo da vida política. No entanto, a fala de Iris não é atual, foi gravada em um documentário da jornalista Ana Paula Moreira.

O áudio do prefeito de duração e 14 segundos, destaca que grande parte da trajetória política dele se entrelaçou com a de Maguito, por quem disse ter profundo respeito.  Maguito procurou mostrar na propaganda eleitoral o que já vem falando em entrevistas, que pretende continuar ações da atual gestão.

Elias Vaz (PSB) procurou se apresentar que foi vereador por 18 anos e que tem uma vida dedicada à cidade. Ele argumentou que conhece os principais problemas da capital. Talles Barreto (PSDB) relatou que mora a Goiânia há vários anos, se casou e que se dispôs a participar do processo político.

Vanderlan Cardoso (PSD) assim como nas últimas eleições contou a trajetória de vida, destacando o empreendedorismo. Ele relatou que foi prefeito a Senador Canedo, e que desenvolveu a cidade. Por fim, relatou que chegou ao Senado e “confessou” que tem perfil mais voltado ao Executivo.

O senador relatou que pretende construir uma cidade com oportunidades e pediu união. Os candidatos com menor tempo de propaganda ainda destacaram as redes sociais e houve convite para que o público conhecesse as propostas nestas plataformas.

Não apresentaram

Cinco candidatos não aproveitaram a oportunidade do primeiro horário de propaganda eleitoral e não enviaram os programas de rádio. Cristiano Cunha (PV), Samuel Almeida (PROS), Major Araújo (PSL), Virmondes Cruvinel (Cidadania), Adriana Accorsi (PT). Para preencher o espaço, era anunciada a gravação: “Horário Reservado” e o nome do partido ou coligação.

Sem direito a horário no Rádio e TV

Goiânia tem 15 candidatos a prefeito, mas apenas 11 tem direito a tempo de propaganda eleitoral no Rádio e na Televisão. Os partidos PCB, DC, PCO e a UP, criada recentemente, não atingiram a cláusula de barreira, ou seja, são legendas que não alcançaram o índice mínimo de votos válidos em 2018 e nem elegeram deputados federais em número suficiente.

Com isso, de acordo com determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eles ficam sem direito a esse tempo e sem acesso ao fundo partidário.

Ordem

A ordem de apresentação do primeiro programa no Rádio e na TV foi a seguinte:

1º Solidariedade – Candidato a prefeito: Alysson Lima (Solidariedade). Tempo: 19 segundos e 55 milésimos de segundo

2º PSOL – Candidata a prefeita: Manu Jacob (PSOL). Tempo: 16 segundos e 29 milésimos de segundo

3º PV – Candidato a prefeito: Cristiano Cunha (PV). Tempo: 9 segundos e 79 milésimos de segundo

4º Coligação Esperança Goiânia – Candidato a prefeito: Samuel Almeida (PROS). Tempo: 32 segundos e 56 milésimos de segundo

5º Coligação Pra Goiânia Seguir em Frente – Candidato a prefeito: Maguito Vilela (MDB). Tempo: 2 minutos, 11 segundos e 23 milésimos de segundo

6º PSL – Candidato a prefeito: Major Araújo (PSL). Tempo: 1 minuto, 1 segundo e 84 milésimos de segundo

7º Coligação Goiânia Merece Mais – Candidato a prefeito: Elias Vaz (PSB). Tempo: 1 minuto, 10 segundos e 51 milésimos de segundo

8º Cidadania – Candidato a prefeito: Virmondes Cruvinel (Cidadania). Tempo: 14 segundos e 12 milésimos de segundo

9º PSDB – Candidato a prefeito: Talles Barreto (PSDB). Tempo: 36 segundos e 90 milésimos de segundo.

10º Coligação Em Um Momento Novo – Candidato a prefeito: Vanderlan Cardoso (PSD) Tempo: 2 minutos, 23 segundos e 16 milésimos de segundo

11º PT – Candidata a prefeita: Delegada Adriana Accorsi (PT) Tempo: 1 minuto e 4 segundos.

Horários

A propaganda eleitoral gratuita será veiculada no Rádio e na TV no período de 09 outubro a 13 novembro. Na forma de bloco, a propaganda ocorre entre as 7h00 às 7h10 e das 12h00 às 12h10, no Rádio; Das 13h00 às 13h10 e das 20h30 às 20h40, na Televisão. Candidatos a vereador não terão espaço na propaganda eleitoral Bloco. A segunda delas é em Inserções, ou seja, comerciais, de 30 segundos ou 1 minuto cada.

No segundo turno, terá início dia 20 e vai até o dia 27 de novembro. São duas as formas de propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão.