Sagres em OFF
Rubens Salomão

Petrobras pede e Ibama volta a analisar exploração de petróleo na foz do Amazonas

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que vai reanalisar o pedido da Petrobras para exploração de petróleo na bacia da foz do Amazonas. A reapresentação do pedido foi feita pela Petrobras, após o Ibama ter rejeitado dar a licença por entender que o pedido não continha garantias para atendimentos à fauna em possíveis acidentes com o derramamento de óleo.

“O Ibama informa que recebeu nesta quinta-feira (25/05) a reapresentação de Pedido de Expedição de licença ambiental para atividade de perfuração marítima no Bloco FZA-M-59, na Margem Equatorial Brasileira, pela Petrobras”, diz o Ibama em nota divulgada na sexta-feira (26). “O Instituto vai analisar novamente a proposta e discutir tecnicamente as alterações apresentadas no novo pedido”, completa a nota.

Nas últimas semanas, o Ibama negou autorização para a Petrobras perfurar um poço de petróleo no litoral do Amapá, na bacia da foz do Amazonas. A estatal aguardava esse aval para fazer uma perfuração de teste a cerca de 175 quilômetros da costa. O documento técnico apontou que o plano da Petrobras para a área não apresenta garantias para atendimentos à fauna em possíveis acidentes com o derramamento de óleo, além de lacunas quanto à previsão de impactos da atividade em três terras indígenas em Oiapoque.

petrobras exploração
Foto: Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, retoma pedido para exploração na Amazônia. (Crédito: Tomaz Silva/ABr)

Exploração

A decisão sobre sondagem por petróleo, tomada pelo Ibama, gerou atritos no governo e entre parlamentares da região amazônica. Em meio às crises internas, o presidente Lula (PT) segue, em silêncio, ao menos por enquanto.

Saída

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (AP), anunciou saída do partido Rede Sustentabilidade – fundado pela atual ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A disputa sobre a exploração de petróleo na região é um dos fatores para o desgaste.

Leia mais da Sagres Em OFF:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.