Sagres em OFF
Rubens Salomão

Rogério Cruz detalha distribuição de cargos para formação de aliança eleitoral em 2024

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), confirmou nesta sexta-feira (26) que o processo de reforma administrativa na administração municipal tem por objetivo fortalecer seu eventual projeto de reeleição. Em entrevista à CBN Goiânia, o ex-vereador alega que pretende construir aliança “mais forte”, em comparação com a composição que levou à eleição de Maguito Vilela (MDB) em 2020, com Rogério na vice. O próximo passo, nessa distribuição, é a adesão do Partido Progressistas (PP).

Rogério Cruz afirma contar com o apoio do PP para 2024 e que o partido assumirá a Secretaria Municipal de Educação (SME) a partir da próxima quinta-feira (01/06). Apesar da proximidade da data, o prefeito não sabe quem poderá ser seu próximo auxiliar. “O PP, quase certo que a partir do dia primeiro já assume a Educação”, disse. Questionado sobre o nome definido para ocupar a pasta, Rogério responde: “Não, ainda não. Estou aguardando o presidente Alexandre Baldy trazer o nome para ser indicado”.

O prefeito aponta que mantém interesse em buscar o apoio do MDB para seu projeto de reeleição, apesar da definição de Daniel Vilela, em entrevista exclusiva à Sagres Em OFF, de que a sigla terá candidatura própria na capital. “Ainda não estamos nessa conversa com o vice-governador. Existe uma proposta, junto aos vereadores da base, né? E, caso o MDB então tenha essa pretensão, de estar conosco em 2024, é claro que, assim como qualquer partido, estará sendo construído o espaço para que eles trabalhem conosco, pensando em 2024”, admitiu Rogério.

ROGERIO DISTRIBUIÇÃO
Foto: Prefeito Rogério Cruz durante vistoria de obras na Capital. (Crédito: Jackson Rodrigues/Divulgação)

Distribuição

O republicano ainda detalha à CBN, mais diretamente, o processo de distribuição de cargos, de olho na eleição do próximo ano. “Eu estarei em conversas com todos os partidos. Tudo se caminha em absoluto para a gente se mostrar mais forte que em 2020”, compara.

Lista

“Já estamos com o PP, PDT, MDB, Solidariedade, PMB, Avante, e quem mais quiser chegar”, afirma. Nas últimas semanas, o esforço na busca do MDB incluir a oferta para que a bancada do partido indique novo titular para a Secretaria de Planejamento e Habitação (SEPLANH).

Interesse

“Ainda não tivemos essa conversa (sobre a Seplanh), mas se os vereadores da base do MDB mostraram essa pretensão. (…) A gente prioriza os partidos que trabalhavam com a gente desde 2020”, disse o prefeito.

Futuro

Questionado sobre o futuro do quase ex-secretário de Educação, Rogério Cruz deixa possibilidades abertas para Welligton Bessa. “O Bessa é vereador e tem colaborado muito com a nossa gestão. É um dos secretários que tem aí resultados positivos na pasta que assumiu, que é a Educação. E, com certeza, ele estará na Câmara, estando na base, ou continuará conosco em alguma outra pasta”.

Sucessão

Apesar do desconhecimento do prefeito, o nome mais cotado, nos bastidores é da ex-secretária de Cultura de Anápolis, Eerizania Éneas de Freitas. A indicação ao presidente do PP, Alexandre Baldy, partiria do prefeito, Roberto Naves (PP).

Eleitoral

Errizania é servidora efetiva da prefeitura de Anápolis e deve compor chapa em Anápolis no ano que vem, como candidata a vice-prefeita. Outro nome ventilado é o do presidente do PP em Goiânia, Joel Sant’Anna Braga Filho. Ele é irmão de Baldy e ocupa atualmente a Secretaria Estadual de Indústria e Comércio (SIC).

Leia mais da Sagres Em OFF:

Mais lidas:

Leia também: