Mais uma vez de volta à Série A, o Goiás quer fazer diferente neste ano e recuperar a “década perdida” para se reconsolidar como um clube da elite nacional. O seu primeiro adversário no Brasileirão 2022 é um velho conhecido com quem subiu da Série B, o Coritiba. A bola rola na manhã deste domingo (10), às 11h, no estádio Couto Pereira.

Leia também

Clube goiano com mais participações no Campeonato Brasileiro, o Goiás participará pela 41ª vez na principal divisão do futebol nacional – outro recorde estadual. Terceiro colocado em 2005, o Verdão da Serrinha viveu a sua maior série na elite entre 2000 e 2010. No geral, esta será a 51ª temporada do clube no torneio.

A exemplo de Vila Nova e Atlético, a primeira aparição nacional dos esmeraldinos também aconteceu na Taça Brasil, na edição de 1967. No entanto, a Copa Brasil de 1973 marcou a estreia goiana no Campeonato Brasileiro, justamente o Goiás, então bicampeão estadual. Na verdade, perdeu a chance do tri para o Vila Nova três dias antes do debute.

Em 26 de agosto de 1973, com mais de 9 mil espectadores no estádio Olímpico, o Goiás estreou contra o Olaria, do Rio de Janeiro. Comandado pelo histórico Paulo Gonçalves, o time alviverde tinha nomes históricos, como Amauri, Triel, Macalé, Matinha, Tuíra e Lincoln – confira no site Futebol de Goyaz a ficha completa do jogo.

Outro craque do elenco esmeraldino, Paghetti não participou daquela partida, mas foi o vice-artilheiro do Goiás na temporada, com 10 gols, atrás somente de Lincoln, que marcou 16 vezes. Peças importantes para a histórica campanha da equipe naquele Campeonato Brasileiro, no qual foi terceiro colocado em sua chave no primeiro turno e líder no returno.

Em Goiânia, vitórias históricas sobre o Flamengo dirigido por Mário Zagallo e com Zico e Dadá Maravilha em campo, assim como o Atlético Mineiro de Telê Santana e o Vasco da Gama de Andrada, Zanata e Dé. O principal jogo, porém, foi um empate sem gols com o Santos de Pelé, Clodoaldo e Cláudio Adão, e treinado por Pepe.

Já na segunda fase, decisiva para definir o quadrangular final, o time teve seis pontos em nove jogos, e terminou com a 13ª melhor campanha no geral, dentre 40 participantes. Nesta fase, destaque para o triunfo sobre o Botafogo de Brito, Marinho Chagas, Jairzinho e Dirceu. Já o Palmeiras foi o grande campeão daquele ano.