O Imperial College de Londres publicou um estudo na Nature Climate Change no qual revela que os esforços para manter a temperatura em 1,5ºC estão sendo insuficientes. Aponta, assim, que se as emissões de dióxido de carbono não diminuírem rapidamente, o planeta pode alcançar o aumento médio da temperatura de 1,5ºC já em 2029.

De acordo com o Imperial College, com o nível de emissões de 2023, a possibilidade de alcançar a estimativa de manter-se em 1,5ºC até 2030 é de apenas 50%. A estimativa é do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU para impedir que o aquecimento global não chegue a efeitos catastróficos. 

O limite mais claro para manter a temperatura do planeta abaixo de 1,5ºC é do Acordo de Paris de 2015. Nele, os países acordaram em reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2030. Recentemente o Brasil ampliou a sua meta de redução de 50% para 53%.

Catástrofes climáticas

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU estabeleceu o limite de aumento da temperatura em 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais para evitar catástrofes climáticas. Entre as possibilidades, os países insulares do Pacífico podem se submergir completamente. São, assim, nações como Kiribati, Japão, Indonésia, entre outros. 

As emissões de CO2 estão em 40 bilhões de gigatoneladas por ano. Segundo os pesquisadores, se a média de aumento se mantiver, a temperatura do planeta não ficará abaixo de 1,5ºC.

“As estimativas apontam para menos de uma década de emissões neste nível atual. A falta de progresso na redução das emissões significa que podemos estar cada vez mais certos de que a janela de oportunidade para manter o aquecimento global em níveis seguros está se fechando rapidamente”, afirmou Robin Lamboll, pesquisador do Imperial College.

Além de apontar que os esforços estão sendo insuficientes, o estudo revela uma estimativa ainda mais grave. Se os países não diminuírem os níveis de emissões rapidamente, a temperatura média do planeta será de 2ºC em 2046.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Leia mais: