O governador Ronaldo Caiado (DEM) surpreendeu o meio político nesta sexta-feira (20) ao convidar o MDB para participar de sua chapa para disputar a reeleição em 2022. Caiado também foi protagonista nesta semana de um embate sobre sua promessa na campanha eleitoral de 2018 de rever a alíquota de 30% do ICMS sobre o preço da gasolina, temas deste episódio do PodFalar.
Leia mais: MDB antecipa agenda após convite e “sim” a Caiado será dado nas próximas semanas
Caiado foi pessoalmente à sede do diretório regional do MDB, na tarde de ontem, para convidar o partido a indicar um nome para sua chapa. Não disse que o convite era endereçado ao presidente regional, Daniel Vilela, que o enfrentou nas urnas na última eleição, mas a escolha foi confirmada a seus aliados durante a semana. Daniel vai reunir o partido antes de dar uma resposta, o que deve acontecer ainda em setembro.
No segundo bloco, o embate político em torno do aumento do preço da gasolina. A oposição recupera com frequência os áudios e os posts do governador nas redes sociais com prometendo rever a alíquota do ICMS toda vez que o preço aumenta, como nesta semana. Na quarta-feira (18), em entrevista à TV Anhanguera, Caiado primeiro se justificou, para depois finalmente reconhecer sua dívida com o eleitor.