Oi, gente! Samuel Straioto, Rafael Rodrigues e Rubens Salomão, chegam para a edição #207 do PodFalar, o primeiro podcast de política de Goiás, com trilha sonora de Beto Strada.

Ouça o PodFalar em seu tocador preferido:

Ouça “PodFalar #207 | A largada eleitoral em Goiânia e o vaivém da reeleição na Alego” no Spreaker.

Foi dada a largada! O atual prefeito, possíveis pré-candidatos à prefeitura e vereadores em Goiânia fazem ensaio para eleição de 2024; e o vaivém da reeleição para presidente na Assembleia Legislativa são os temas desta edição do PodFalar. Ah! Tem ainda novo capítulo da eterna guerra por energia elétrica em Goiás, no quadro Língua Solta.

A última semana da campanha em segundo turno presidencial parece ter sido a primeira do primeiro turno da eleição municipal e 2024 já começou, pelo menos em Goiânia. Ao que tudo indica, a largada eleitoral foi dada!

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) deu o segundo passo na reforma administrativa que pretende abrir o que ele chamou de “novo ciclo” na política em Goiânia. A exoneração de 2 mil comissionados e funções gratificadas representa a saída do grupo de Brasília, mas também reabriu o balcão de negociações com os vereadores.

Vereadores contra o “golpe”

O próprio prefeito admite que a base aliada na Câmara Municipal será menor a partir do próximo ano e não foi por coincidência que, justo na semana de exonerações, alguns vereadores tenham ocupado tempo de tribuna para mostrar fidelidade e defender Rogério Cruz de uma suposta ameaça de golpe.

O vereador Pedro Azulão Junior (PSB) puxou a fila de aliados de Rogério Cruz que usaram a palavra na sessão plenária de quinta-feira (27) para dizer que “não aceitam golpe” contra o prefeito.

O suposto golpe teria duas partes. A primeira é a ação do PROS junto ao STF que pretende derrubar a reeleição de Romário Policarpo na presidência da Câmara. Se houver atendimento, os vereadores fariam nova eleição para escolher, na prática, o vice-prefeito de Goiânia.

A segunda parte seria efetivamente apresentar e votar o impeachment de Rogério Cruz. Nos bastidores, o recado teria sido para o empresário Carlos Cachoeira, que, na opinião dos vereadores, é o responsável pela ação do PROS no Supremo Tribunal Federal. Cachoeira negou ao jornal O Popular que tenha qualquer relação com o assunto.

Além do próprio Azulinho, Clécio Alves e Anselmo Pereira, que ouvimos agora há pouco, também se manifestaram contra o golpe os vereadores Geverson Abel (Avante) e Thialu Guiotti (Avante).

Assembléia Legislativa 2023

 O deputado estadual Bruno Peixoto (UB) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para acabar com a possibilidade de reeleição para a presidência da Assembleia Legislativa.

O parlamentar aponta que a apresentação da PEC conta com o apoio da maioria dos colegas, inclusive do atual presidente, Lissauer Vieira (PSD), para que o mandatário do Legislativo goiano tenha o cargo por apenas um biênio.

Confira edições anteriores do PodFalar: