Os riscos para a preservação das águas do Cerrado entram em debate na Cúpula do Clima da ONU, a COP 27, no Egito, e a polêmica em torno da proposta de taxa do agro em Goiás são os temas desta edição do PodFalar. O primeiro podcast de política de Goiás conta com apresentação e análises dos jornalistas Rubens Salomão, Samuel Straioto e Rafael Rodrigues.

Ouça o podcast na íntegra:

Ouça “PodFalar #209 | O cerrado na pauta da COP27 e a polêmica taxa do agro em Goiás” no Spreaker.

Os rios do Cerrado, responsáveis por boa parte do abastecimento hídrico e da geração de energia elétrica do Brasil, perderam 15,4% de sua vazão de água por causa do desmatamento e das mudanças climáticas entre 1985 e 2022. Só que a perspectiva de futuro não é nada animadora: um terço do volume de águas (34%) tende a ser perdido até 2050 caso a destruição do bioma continue no ritmo atual.

Essas são algumas das conclusões de um estudo inédito sobre a redução das vazões dos rios do Cerrado, realizado pelo geógrafo Yuri Salmona, doutor em ciências florestais pela Universidade de Brasília (UnB). A pesquisa foi apresentada na Conferência das Nações Unidas para o Clima, a COP 27, no Egito.

Os dados foram detalhados em debate sobre o acordo comercial entre União Europeia-Mercosul e o Regulamento de importação livre de desmatamento: os desafios para o Cerrado e para a discussão de salvaguardas. A jornalista Raisa Pina conversou com o PodFalar, direto da COP, sobre como o Cerrado entrou no debate da Cúpula do Clima da ONU. Primeiro, ela responde sobre experiência e o clima na cidade de Sharm Al Sheikh, no Egito, que recebe o evento.

Segundo bloco

O governador Ronaldo Caiado (UB) confirmou a produtores rurais a intenção de criar uma nova taxa sobre o setor, mesmo tendo prometido em 2019 não propor novas cobranças. Depois, o debate esquentou na Assembleia Legislativa sobre a contribuição do agro. A matéria chegou à Casa na quinta-feira (10).

Logo depois do protocolo, apenas quatro horas depois, o texto já tinha relatório pronto para votação na Comissão Mista, elaborado pelo deputado estadual Talles Barreto (UB). O parlamentar avaliou os possíveis benefícios da proposta.

Na oposição, o deputado Gustavo Sebba (PSDB), relatou que o governo virou às costas para a base de produtores rurais, enquanto Paulo Trabalho (PL) argumenta que o governo conseguiu aumentar a arrecadação, o que não justificaria na aplicação de nova taxa.

Já o líder do governo na Alego, Bruno Peixoto (UB), justifica que se não houver melhoria na infraestrutura de transportes, o custo da produção agropecuária aumenta.

Siga!

Este episódio teve áudios da Rádio Sagres, da TV Alego e das Redes Sociais. Confira o PodFalar todo sábado, às 9h30 da manhã, na Rádio Sagres, no Sagres On-line, no aplicativo da Sagres, no SoundClound, no Spotify, no Google App, no Deezer e no Castbox. Siga o PodFalar em seu tocador de podcast preferido e receba um episódio novo todo sábado.

Confira edições anteriores do PodFalar: