A violenta barreira contra a presença e fala das mulheres no meio político brasileiro é o tema desta edição da edição #223 do PodFalar. O primeiro podcast de política de Goiás tem apresentação e comentários dos jornalistas Laila Melo, Samuel Straioto e Rubens Salomão.

Ouça o episódio em formato de podcast:

A violência política contra a mulher passou a ser tipificada como crime em agosto do ano passado, quando foi sancionada a Lei n. 14.192. Desde então, só o Ministério Público Federal (MPF) contabilizou, até o fim de 2022, 112 procedimentos relacionados ao tema. Neste período, a cada 30 dias, ocorreu média de sete casos envolvendo comportamentos para humilhar, constranger, ameaçar ou prejudicar uma candidata ou mandatária em razão de seu gênero.

Nas últimas eleições, houve crescimento de 18% na bancada feminina na Câmara Federal. Foram eleitas 91 deputadas, contra 77 em 2018. Do total de 513 parlamentares, apenas 17,7% são mulheres. No Senado, do total de 81 cadeiras, elas perderam duas vagas na comparação com a eleição anterior. Agora, são dez senadoras, que representam 12,3%.

E, entre os 26 estados e o Distrito Federal, apenas Rio Grande do Norte e Pernambuco serão governados por mulheres. Apesar de corresponder a 52% da população, a baixa representatividade feminina explicita a estrutura conservadora de uma sociedade patriarcal e misógina.

Entrevista

A violência política contra as mulheres é um dos principais fatores para a reduzida presença feminina política e a falta de representatividade. A situação é ainda mais aguda quando envolve mulheres negras. E para conceituar o que é violência política de gênero, conversamos hoje no PodFalar com a professora Marlise Matos.

Marlise é doutora em Sociologia e atualmente é Professora Associada do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher – NEPEM e do Centro do Interesse Feminista e de Gênero – CIFG (UFMG).

A professora também co-presidenta eleita do RC32, o Comitê de Pesquisa sobre Mulher, Gênero e Sociedade, da Associação Sociológica Internacional, que tem atuação e representação em todo o mundo. Ela também é representante latino-americana da SWS, Sociologists for Women in Society e foi Assessora de Sociedade Civil da ONU Mulheres Brasil por dois mandatos.

Este episódio tem áudios do Sistema Sagres, da Câmara de Aparecida de Goiânia, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, da TV Senado, da TV Câmara, da CNN e da TV Cultura.

Confira o PodFalar todo sábado, às 9h30 da manhã, na Rádio Sagres, no Sagres On-line, no aplicativo da Sagres, no SoundClound, no Spotify, no Google App, no Deezer e no Castbox. Siga o PodFalar em seu tocador de podcast preferido e receba um episódio novo todo sábado.

*Esse conteúdo está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:
– ODS 05 – Igualdade de gênero
– ODS 10 – Redução das desigualdades

Confira edições anteriores do PodFalar: