A transição da era tucana para o futuro governo terminou nesta semana com muito barulho. As relações entre o governador José Éliton (PSDB) e o quase governador Ronaldo Caiado (DEM) foram amistosas desde o final do primeiro turno da eleição, mas os atritos políticos, inevitáveis.

A entrevista coletiva de Caiado na quarta-feira (26) revelando que o governo ainda não tinha feito o empenho (ato administrativo em que o Estado destina o valor para cobrir uma despesa) para quitar a folha de dezembro provocou o último bate-boca da transição. Caiado disse que seu governo se comprometeria em pagar prioritariamente a folha de janeiro, não a de dezembro, que seria incumbência do governo que se despede.

O governador José Éliton respondeu no dia seguinte por meio de uma nota oficial. Depois, em entrevista ao POPULAR, admitiu que só pagaria parte da folha de dezembro, sem especificar quanto. Ele não quis se comprometer por não ter certeza de quanto o Estado teria em caixa até o último dia útil do ano.

Por trás desse debate, além da questão do desequilíbrio fiscal do Estado, está uma questão legal. O futuro governo indica que não esconderá provas para eventual responsabilização dos gestores atuais por eventuais infrações legais, em especial a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei 4.320/64.

O segundo tema deste podcast trata da composição final do staff de Ronaldo Caiado. Com 19 nomes indicados para o primeiro escalão, a equipe é a imagem e semelhança de seu governador. Caiado conseguiu de seus aliados um cheque em branco para montar os cobiçados cargos de primeiro escalão. Aproveitou para dar-lhes um perfil mais técnico. Ele tenta evitar a distribuição de partes de seu governo entre os aliados, prática comum na política. Os aliados não se queixaram, por enquanto, mas seu grande teste será na volta da Assembleia Legislativa, quando as pressões por cargos serão fortes, em especial na hora de votar os projetos de interesse do governo.

Confira abaixo os integrantes anunciados do novo governo

1- Rodney Rocha Miranda – Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social
2- Ricardo José Soavinski – Presidente da Saneago
3- Adriano da Rocha Lima – Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Inovação
4- Ismael Alexandrino – Secretário de Saúde
5- Marcos Ferreira Cabral – Secretário de Estado de Desenvolvimento Social
6- Wilder Morais – Secretário de Indústria e Comércio
7- Marcos Roberto Silva – Presidência do Detran
8- Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt – Secretária de Estado da Fazenda
9- Coronel Newton Nery De Castilho – Secretário Chefe da casa Militar
10 – Fátima Gavioli – Secretária Estadual de Educação
12- Juliana Pereira Diniz Prudente – Procuradora-geral do Estado
13- Vassil Oliveira – Secretário de Comunicação
14- Anderson Máximo de Holanda – Chefe da Casa Civil 
15- Ernesto Roller – Secretário de Governo
16- Antônio Carlos de Souza Lima Neto – Secretário de Agricultura
17- Edival Lourenço – Secretário de Cultura
18- Andrea Vulcanis – Secretária de Meio Ambiente
19- Rafael Ângelo do Valle Rahif – Secretário de Esporte