A composição de grupos de poder em Goiás, depois da transição ocorrida em 2018, e o cenário político em Goiânia, Aparecida e Anápolis para a disputa municipal do próximo ano são os temas desta edição do PodFalar. O primeiro podcast de Política de Goiás tem apresentação e comentários dos jornalistas Rubens Salomão, Samuel Straioto e Laila Melo.

Especialmente, a edição #244 conta com as análises de um dos fundadores do podcast: o jornalista Vassil Oliveira, que começa a conversa com abordagem sobre a transição de poder ocorrida em 2018, quando houve o fim da hegemonia do PSDB e do ex-governador Marconi Perillo, no chamado “tempo novo”.

De lá para cá, duas eleições em primeiro turno de Ronaldo Caiado (UB) que colocaram sobre o governador a responsabilidade de criar uma nova força política no estado. A base governista cresceu e hoje abriga quase a totalidade dos 246 prefeitos e apenas quatro partidos se mantêm nas fileiras da oposição: PL e parte do bolsonarismo, PT, mas nem todo o lulismo, além dos remanescentes marconistas, no PSDB, federado com o Cidadania.

Para Vassil Oliveira, os grupos têm iniciado construção efetiva, mesmo dentro da base palaciana, depois de desmobilização durante o primeiro mandato de Caiado. Com destaque para as tentativas de Daniel Vilela e Gustavo Mendanha e de grupos em Anápolis, ligado ao bolsonarismo, e Rio Verde, com o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira.

Municípios

Na sequência, o quarteto formado para esta edição do PodFalar passa a apontar os caminhos para a disputa nos três maiores colégios eleitorais do estado. Em Goiânia, cenário aberto é marcado pelos desafios do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) e a evidente repetição de Vanderlan Cardoso (PSD). As alternativas são buscadas por Adriana Accorsi (PT) e Gustavo Gayer (PL), enquanto o MDB segue em compasso de espera por Ana Paula Rezende e Gustavo Mendanha.

Já em Aparecida de Goiânia, o prefeito Vilmar Mariano (MDB) ainda busca viabilidade e a consolidação de ampla base de apoio, ao mesmo tempo em que o deputado federal Professor Alcides (PL) tenta concentrar o bolsonarismo. Em Anápolis, o prefeito Roberto Naves (PP) aposta na unidade da direita para combater o PT, de Antônio Gomide, e o MDB do opositor Márcio Corrêa, para fazer seu sucessor.

Siga o PodFalar

Este episódio teve áudios do Sistema Sagres. Confira o PodFalar todo sábado, às 9h30 da manhã, na Rádio Sagres, no Sagres On-line, no aplicativo da Sagres, no Spotify, no Google App, no Deezer e no Castbox. Siga o PodFalar em seu tocador de podcast preferido e receba um episódio novo todo sábado.

Ouça o PodFalar no seu agregador de podcasts favorito

Leia mais

PodFalar #243 | A explosão de invasões a terras indígenas e a Cúpula da Amazônia

PodFalar #242 | As divisões e expectativas sobre o Novo Ensino Médio

PodFalar #241 | Qual o futuro do movimento estudantil brasileiro?