A Polícia Civil de Mato Grosso, com a participação da Polícia Civil de Goiás e Tocantins, deflagra nesta quarta-feira (27) a Opera Fraus que objetiva acabar com um esquema de fraude em emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em três estados – Goiás, Mato Grosso e Tocantins.

O esquema vendia carteiras sem a necessidade de realização de provas teóricas e praticadas. Ao todo foram expedidos 19 mandados de prisão temporária, 116 de condução coercitiva e 47 mandados de busca e apreensão.

A fraude foi registrada em 39 cidades, sendo 30 em Goiás, oito em Mato Grosso e uma no Tocantins. O esquema foi descoberto depois que uma pessoa fez uma denúncia no Mistério Público Estadual de Mato Grosso, na cidade de Barra do Garça. Uma pessoa informou que uma auto-escola do município estava oferecendo facilidades para quem desejasse tirar ou revalidar a CNH.

Sem fazer provas práticas, teórica ou de direção, candidatos eram aprovados. Em alguns casos, os exames eram feitos por outras pessoas. Os valores pagos variavam de R$ 600 a R$ 5 mil.

Entre os envolvidos no esquema estão proprietários de autoescolas, fiscais do Departamento de Trânsito (Detran) , instrutores e responsáveis pelos Centro de Formação de Condutores (CFC).

Os presos podem responder por corrupção passiva e ativa, formação de quadrilha, alteração indevida de sistema e dados e falsidade ideológica.