Após um curto período com poucos casos registrados de Covid-19 em relação ao pico da pandemia, o Brasil teve um aumento da contaminação assustador, e que parece um alerta para uma possível segunda onda da doença do novo coronavírus.

Em entrevista ao Sagres em Tom Maior desta quinta-feira (19), o psicólogo e psicanalista Robson Paiva enumera transtornos que essa possível segunda onda, antes da chegada de uma vacina, podem ocasionar.

“A segunda onda já está aí, é só questão de tempo. No nosso psiquismo ela já está aí. Aquela situação de estresse, do isolamento de tudo volta, só que volta em um momento em que a gente ainda não recuperou as cargas, e o impacto agora vai ser maior”.

Para o psicólogo, a ansiedade é um dos pontos mais cruciais e requer um pouco mais de cuidado. Devido ao medo do contágio os transtornos aumentam, e um momento que exige atenção consigo e com as pessoas ao seu redor.

“A gente não estava preparado para lidar com a pandemia no primeiro momento, não conseguimos estabilizar e agora vem uma segunda onda. A gente vai passar pelos mesmos processos só que com o psiquismo mais fraco. Eu vejo aumentar muito os quadros de ansiedade, vejo as fobias aumentando muito, vejo comportamentos mais dolorosos”, destaca.

Confira a entrevista na íntegra no STM #145

“Talita Souza é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o IPHAC e a Faculdade Fasam Sul-Americana sob supervisão do jornalista Johann Germano.”