Alexandre Baldy, Roberto Balestra e outros representantes do PP após reunião. (Foto: Samuel Straioto/ Sagres On)

O presidente estadual do Partido Progressista (PP), ministro das Cidades, Alexandre Baldy se reuniu na noite desta terça-feira (31), com deputados, prefeitos e outras lideranças da legenda. Em pauta estava o destino que o partido deverá tomar nas eleições 2018. O PP é cotado para compor as chapas de José Éliton (PSDB), Daniel Vilela (MDB) e Ronaldo Caiado (DEM).

A reunião foi realizada em um hotel no Setor Oeste, em Goiânia. Pouco depois das 20 horas, as lideranças começavam a chegar, mas a conversa teve início mesmo por volta de 20:30 e foi noite à dentro, terminando à meia-noite.

Externamente nenhum dos presentes quis comentar o resultado. Foi destacado que as lideranças apresentaram o sentimento delas e que Alexandre Baldy vai conversar com os três pré-candidatos ao governo, citados acima, que procuraram o PP.

“Até o próximo domingo, nós tomaremos essa decisão com muita serenidade podendo dialogar com todos os pré-candidatos, lembrando que somos da Base até 31 de dezembro de 2018, pois ajudamos a eleger Marconi Perillo e José Éliton e que nós tenhamos a serenidade para discutir democraticamente dentro do Partido Progressista. A candidatura dos deputados federais como um dos pontos mais importantes” argumentou Baldy, em entrevista à Sagres 730.

O deputado federal, Sandes Júnior explicou a reportagem que é preciso que os partidos ofereçam de fato espaço ao PP. Ele destacou que até o momento, as legendas querem contar com o apoio do PP, mas não foi oferecido ainda nenhum espaço nas chapas majoritárias.

As lideranças que participaram da reunião fecharam posição uniforme e não apontaram oficialmente qual a tendência após o encontro. O deputado federal Roberto Balestra explicou que Baldy começará a fazer um trabalho junto a pré-candidatos.

“Do que ele ouviu dos prefeitos aqui hoje ele deve já começar a desenvolver um trabalho junto aos pré-candidatos que procuraram o partido e ao retorno para as pessoas vai poder dizer o que pensa cada um. O partido está no caminho correto, o partido vai chegar com força. O partido tem peso suficiente para ajudar a alavancar qualquer candidatura”, explicou Balestra.

Questionado se está sendo pressionado pelo presidente Michel Temer para apoiar o pré-candidato do MDB, Daniel Vilela, Alexandre Baldy, disse que é natural um desejo do presidente para um apoio de um membro do partido dele.

“É claro que o presidente Michel Temer pede para apoio ao seu candidato do MDB, da mesma forma o presidente da Câmara pede seu apoio ao candidato do Democratas. Enfim, mas o partido é independente, é um partido forte histórico”, afirmou o ministro.

Outra importante liderança que participou da reunião, foi o ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso. Ele voltou a destacar que ficou surpreso com os índices de pesquisa para o Senado. No entanto, o nome dele está sendo cotado para a vice na chapa majoritária de José Éliton ou até mesmo de Daniel Vilela, mas esta não é a disposição de Vanderlan.

Entre os prefeitos da base de apoio do Partido Progressista estava o de Vianópolis, Issy Quinan.

Convenção

A convenção do PP está marcada para às 10 horas do próximo domingo, dia 5, no Oliveira’s Place, no Setor Bueno, em Goiânia.