A ocupação de leitos em Aparecida de Goiânia é a principal preocupação do prefeito Gustavo Mendanha, que anunciou nesta sexta-feira (26) o início do lockdown, o fechamento total do comércio no município, a partir de segunda-feira (1º).
“Hoje temos 82% dos leitos ocupados em Aparecida, salvo engano 84% em Goiânia, e nós estamos colocando um gatilho. Se nós voltarmos a 75%, nós voltamos às atividades da forma que estava, senão nós vamos fazer por mais sete dias as atividades essenciais. Nesse momento é importante que todo mundo nos ajude, ninguém quer fechar o comércio, até porque isso traz dificuldades também para o poder público”, afirma.
No momento desta publicação, o mapa da Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia apontava 78% de ocupação de leitos de UTI na rede pública e 85% na rede privada. Segundo o prefeito, o objetivo é figurar abaixo dos 75%.
Gustavo Mendanha não descarta ampliar o período de fechamento do comércio se a meta não for atingida. “Das pessoas que estão sendo testadas na cidade, cerca de 40% estão positivadas, então isso nos assustou muito. A maior preocupação que nós temos é amanhã não conseguir ofertar leitos ou tratamento médico para essas pessoas que vierem a ser contaminadas. Esse sacrifício que nós pedimos de sete dias, se todo mundo colaborar, contribuir, quem sabe já daqui a sete dias nós possamos voltar à atividade da forma que estava, claro, com a retomada responsável”, conclui.
O decreto determinando o lockdown a partir de segunda-feira (1º) deve ser publicado neste sábado (27). Confira a entrevista a seguir no programa Toque de Primeira