Samuel Straioto
Samuel Straioto
Jornalista do Sistema Sagres, editor e apresentador da Arena Repense. Estudante do 5º período do curso de Direito na Unifasam.

Mais da metade dos estudantes de ensino superior em Goiás abandona os cursos

A maior parte de estudantes que iniciam uma graduação numa instituição de ensino superior em Goiás, não conseguem concluir o curso. 54% dos alunos de faculdades, centros universitários e universidades no estado, acabam interrompendo a formação.

Os dados fazem parte da 13ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, divulgados nesta terça-feira (20), pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil. As informações levam em consideração os dados referentes ao ano de 2021.

O percentual de estudantes de não conseguem concluir o curso leva em consideração tanto a rede pública, quanto a privada, assim como os regimes de ensino presencial e EAD (Educação à Distância).

A desistência é maior na rede privada: 57,7% dos alunos de instituições de ensino particular não conseguem concluir o curso sem interrupção. Já na rede público, o percentual é inferior, na ordem de 46,4%.

A taxa de conclusão na rede privada é de 26,9%, enquanto na rede pública é de 23,6%. Já a taxa de permanência nas instituições particulares é de 15,4%, enquanto nas geridas pelo Estado é de 29,6%.

Região

Os dados também analisam as diferentes regiões de Goiás. O maior índice de evasão é na rede privada no Sul Goiano, em 58,7% e a menor é no centro do estado, na ordem de 44,6%.

Dados adicionais

Goiás tem 7,2 milhões de habitantes e 116 instituições de ensino superior. Em 2021, data de referência do levantamento foram feitas 280 mil 974 matrículas, sendo 76,9% na rede privada.

41,5 mil estudantes concluíram a graduação em 2021, 33,0% em cursos EAD. Nos cursos presenciais, houve queda de 6,7% de concluintes: 9,5% na rede privada. No EAD, houve crescimento de 40,8%: 47,1% na rede privada.

Brasil

O Brasil segue com altas taxas de evasão. De acordo com os dados, a taxa de conclusão é de apenas 26,3%, com as maiores taxas de concluintes em cursos presenciais e EAD na rede privada.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

Leia outras notícias sobre educação

Enem registra maior número de inscritos desde 2020, mas ainda fica longe do período pré-pandêmico

Mais lidas:

Leia também: