O professor de Biologia, Luiz Primandade, usa um jogo didático para ensinar Botânica aos seus alunos da Escola Estadual Santa Rita, no povoado Santa Rita, em Itaberaí. O ‘Jogo Botânico’ é um jogo de tabuleiro com personagens ligados aos quatro grupos de plantas que os estudantes aprendem no Ensino Médio. Ou seja, são as briófitas, as pteridófitas, os gimnospermas e os angiospermas.
No jogo, os nomes dos personagens se relacionam com a classificação das plantas. Sendo assim, a personagem Brion é a representante das briófitas e o Pteros representa as pteridófitas. Enquanto o Giminon é o personagem das gimnospermas e a Angio representa as angiospermas. Assim, os estudantes se transformam em jogadores enquanto estudam Biologia.
Então, o objetivo do professor com o jogo é ensinar aos estudantes os conteúdos específicos de Ciências da Natureza. O jogo está de acordo com as habilidades estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Didática
O ensino com o jogo está ligado à dissertação de mestrado do professor Luiz Primandade. Já que após mais de dois anos de pesquisa, leituras, aplicações de questionários, resultados, análises e discussões, o professor produziu um produto educacional no mestrado em Ensino para Educação Básica do IF GOIANO (Campus/Urutaí), com a orientação do professor doutor André Luis da Silva Castro. E agora, numa parceria do IF GOIANO com a Seduc-GO, o produto educacional se transformou no jogo de tabuleiro.
“A ideia da produção do jogo surgiu com a minha experiência em sala de aula e a percepção da desmotivação dos estudantes do Ensino Médio em relação ao conteúdo de Botânica no componente curricular de Biologia”, explicou o professor.
Assim, o professor destacou a importância da compreensão de conceitos no ensino a partir da aplicação deles na sua realidade dos estudantes. “Desta maneira, o jogo surge, com a necessidade de aumentar a compreensão dos estudantes com conceitos básicos de biologia”, frisou.
Jogo Botânico
A proposta do jogo de tabuleiro na Escola Estadual Santa Rita foi apresentada aos professores em 2020. Segundo Primandade, “os professores e os estudantes ficaram muito animados com a ideia de construir um jogo inédito”. O professor de Biologia contou que utilizar a didática é uma das formas de atender o Documento Curricular do Estado de Goiás e a BNCC.
“A partir das pesquisas realizadas, das observações feitas em caderno de campo e das aplicações de questionários, foi constatado que o uso do jogo de tabuleiro como uma ferramenta pedagógica foi eficaz e é recomendado para conteúdos abordados alinhados com o currículo escolar e possuem relação direta com os objetivos de aprendizagem da disciplina de Biologia”, disse.
No entanto, não é de hoje que professores já buscam didáticas que fazem parte do cotidiano dos estudantes para ensinarem os conteúdos das disciplinas. A inserção de atividades lúdicas e jogos pedagógicos em sala de aula têm sido uma importante estratégia de estímulo e engajamento para o aprendizado.
“Isso contribui para a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades para sua formação integral, tornando o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem”, pontuou Primandade.
Inserção na rede
Luiz idealizou o jogo e já utiliza em suas turmas do Ensino Médio. Mas agora a iniciativa deve chegar a mais estudantes da rede estadual de ensino goiana. “A Seduc-GO já está em fase de produção dos Jogos Botânicos que irão atender gratuitamente a princípio 195 colégios da Rede Estadual do Projeto GoiásTec e mais de 2 mil estudantes”, disse o professor.
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO) prevê a distribuição do material nas escolas estaduais das áreas rurais por meio do Programa GoiásTec. A ideia do Jogo Botânico, afirmou Luiz Primandade, foi produzir um material específico para escolas das áreas rurais que não contam com recursos suficientes para o ensino da Biologia.
“A escolha pelo jogo de tabuleiro foi justamente devido à carência muitas vezes da internet, da energia, do uso de equipamentos como celulares e tablets pelos estudantes. Então, [o jogo está] contribuindo para democratização da educação”, afirmou.
Conhecimento
O Jogo Botânico é uma forma de incentivar os alunos a estudar as plantas. Por meio dos personagens, eles avançam no jogo ao acertar o maior número de respostas sobre as propriedades dos grupos de plantas. O jogo segue a cronologia evolutiva de cada grupo, com suas características anatômicas personificadas com as características humanas dos personagens.
O vencedor do jogo é então o estudante que responde corretamente o maior número de perguntas sobre o conteúdo. Desta forma, o componente curricular é ensinado por meio de um jogo tabuleiro, um objeto comum no cotidiano dos estudantes.
Primandade compartilha da ideia de que os jogos educativos “também podem contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes da importância da preservação do meio ambiente”. E que, além disso, “a utilização de jogos pode promover uma maior interação entre os alunos, incentivando a cooperação e o trabalho em equipe”, citou.
O professor Luiz Primandade é mestre em Ensino para Educação Básica e, portanto, acredita que atividades como o Jogo Botânico faz com que o aluno seja sujeito do seu próprio conhecimento. Assim, muito mais que as aulas expositivas e os tradicionais quadros com conteúdos escritos com um giz, os professores também têm a oportunidade de desenvolver melhores técnicas e atividades para passar a frente esse conhecimento.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o destaque é para o ODS 04 – Educação de qualidade.
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