Foto: Assessoria/Prefeitura de Goiânia

A prefeitura de Goiânia convocou nesta semana 683 profissionais da educação. A lista com os nomes saiu na edição do Diário Oficial desta quarta-feira (20). Os convocados devem se apresentar na Secretara Municipal de Educação e Esporte até o a próxima segunda-feira (25). Entre os motivos das vagas abertas estão aposentadorias, exonerações, óbitos, ampliações de novas unidades e salas modulares.

Segundo a prefeitura, a convocação foi feita por região, de acordo com a inscrição de cada candidato. O processo seletivo 002/2019 tem validade de um ano, e pode ser prorrogada pelo mesmo período, de acordo com a necessidade. Há também a possibilidade de, até 60 dias após a homologação do Concurso Público, nomeação e posse de servidores concursados.

Consulte a edição do dia 20 de novembro do Diário Oficial do Município

Municipalização do Ensino Fundamental

Um dos motivos do processo seletivo foi a municipalização de algumas escolas do Ensino Fundamental. O processo, que começou no primeiro semestre de 2019, transfere a responsabilidade da gestão das escolas para a prefeitura de Goiânia. Com isso a prefeitura geru uma demanda de professores para o município.

Entenda o processo

Para transferir uma escola do estado para a prefeitura avalia-se uma série de requisitos, por exemplo a demanda de cada unidade escolar. Quando essa é bem inferior à capacidade da unidade, geralmente é feita a transferência dos alunos para outras escolas. Outro requisito é a etapa de ensino ofertada. A primeira fase do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º) é de responsabilidade dos municípios, de acordo com a Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB 9394/1996). Assim, unidades da rede estadual que atendem a estes estudantes são transferidas gradativamente para as prefeituras. Neste semestre, 21 escolas foram entregues às redes municipais de Educação.

Dili Zago é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Faculdade Araguaia, sob supervisão da jornalista Letícia Martins.