A licitação para a venda da Folha de Pagamento da prefeitura de Goiânia será realizada no próximo dia 8 de novembro, a partir das 9h. Com lance inicial em R$ 165 milhões, o diretor administrativo da Secretaria de Finanças e presidente da Comissão Especial de Licitação, Cleyton Menezes, afirmou, em entrevista à Sagres, que a prefeitura está confiante para o processo. Segundo Cleyton, R$ 165 milhões é o valor de partida e que, num segundo momento, as instituições financeiras vão passar por uma fase de lance, com diferença de R$ 1 milhão de uma proposta para outra.

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“Se analisar o processo de Fortaleza, ele é o nosso case, inclusive, eles iniciaram com valor mínimo de R$ 140 milhões, enquanto a prefeitura [de Goiânia] inicia o valor mínimo em 165 milhões”, destacou o diretor. A Folha de Pagamento da cidade de Fortaleza, no Ceará, foi arrematada por R$ 290 milhões.

Ouça a entrevista completa:

Cleyton declarou que, após a publicação da licitação, algumas instituições financeiras já fizeram contato em busca de mais informações. Apesar de ter uma expectativa, com o case de Fortaleza como foco, o diretor preferiu não falar sobre qual valor espera para não limitar o leilão. “A gente trabalha com processo para ter sucesso. A gente tem o valor que pretende chegar, mas vamos esperar a sessão”, disse.

A Prefeitura de Goiânia optou pela licitação após a Caixa Econômica Federal oferecer R$ 100 milhões para renovar o contrato, firmado em 2016. Outra opção seria o Banco do Brasil, que demonstrou interesse em ofertar R$ 110 milhões, mas não formalizou proposta. “A Prefeitura considerou baixo, então a gente optou por fazer um processo licitatório, para atrair também empresas privadas, na expectativa de conseguir um valor mais alto”, reforçou o diretor.

Assista a entrevista no Sagres Sinal Aberto:

Histórico

A Prefetiura de Goiânia contratou por dispensa de licitação o Instituto Brasileiro de Tecnologia, Empreendedorismo e Gestão (BRTEC) para promover estudo de viabilidade econômico financeira, no sentido de estimar o melhor valor a ser considerado para o serviço de gestão bancária da folha.

Outra responsabilidade contratual é de a promover assessoramento na elaboração de minuta de edital, termo de referência e outros instrumentos para a realização de um processo licitatório/negociação que escolherá a instituição financeira que terá a conta da administração para fazer a gestão destes ativos municipais.

A Secretaria Municipal de Finanças contratou pelo valor de R$ 49 mil o BRTEC. O ato de declaração de inexigibilidade de licitação foi publicano no Diário Oficial do Município em 16 de julho. A empresa contratada para precificar a folha pode receber até R$ 10 milhões pelo serviço.

O contrato atual é com a Caixa Econômica Federal, e foi assinado em 25 de fevereiro de 2016. A época a venda da folha foi firmada na ordem de R$ 81 milhões.