Foto: Reprodução/SagresTV

O atendimento odontológico oferecido pela rede municipal de Saúde de Aparecida acaba de ganhar pela primeira vez a etapa estadual do Prêmio de Saúde Bucal 2019, oferecido pelo Conselho Federal de Odontologia e pelo Ministério da Saúde. Realizado há 14 anos, o prêmio (antes chamado de Brasil Sorridente), tem apoio dos Conselhos Regionais de Odontologia. É uma forma de estimular melhores práticas de saúde bucal e contribuir para o acesso ao atendimento odontológico para quem mais precisa, e valoriza municípios brasileiros que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas no setor. 

Agora, Aparecida vai participar da etapa nacional do prêmio, e disputará com municípios com mais de 500 mil habitantes. Gabriela Silva Couto, coordenadora de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde, explica que para participar do prêmio, a Prefeitura estabeleceu metas em 10 categorias, como melhorias nas assistências básica e especializada e aumento do número de equipes.

“Ainda este ano, vamos contratar mais 50 profissionais, entre dentistas e equipe de apoio”. Como requisito para participar da disputa, Aparecida apresentou as propostas do que deve ser feito nos próximos anos, depois, deverá comprovar a realização das metas.

Estrutura do atendimento odontológico em Aparecida

Em Aparecida, nas 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), são tratados casos de urgência e emergência em odontologia. Já nos Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Nova Era e Colina Azul, além dos atendimentos de urgência e emergência, também é feito tratamento ambulatorial, ou seja, agendado. Também entrou em funcionamento um centro de especialidades odontológicas, além de 4 unidades móveis que vão até as escolas. Das 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 10 têm atendimento odontológico. “A meta é até o final do ano que vem, levar o serviço a todas as 40 UBSs”, explica Gabriela Silva Couto.

Ao visitar a UPA Cairo Louzada, também conhecida com UPA Brasicon, a equipe da SagresTV constatou que apesar da grande procura, o atendimento de urgência e emergência acontece de forma rápida. Constatação confirmada por depoimentos como da dona de casa Rosimary da Silva: “Se for caso de urgência, a gente consegue atendimento rapidinho, mas marcar consulta para tratamento de rotina é complicado. Tem que ir lá no Cais cedo para marcar. A gente vai e quando chega a senha já acabou”, afirma.

Confira a reportagem de Silas Santos 

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