Sagres em OFF
Rubens Salomão

Presidente da Codego rebate opositor e defende doação de áreas para retomada econômica

Em nota marcada pelo político, o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Goiás (Codego), Renato de Castro, respondeu críticas feitas pelo deputado estadual Humberto Teófilo (PSL), na tribuna da Assembleia Legislativa. O delegado questionou a intenção do governo com projeto que pretende autorizar a doação para a Companhia de três áreas em Anápolis, com valor somado de R$ 117,4 milhões.

Ouça a coluna Sagres em Off:

O projeto chegou a ser apreciado nesta semana em primeira votação no plenário da Alego, mas recebeu emendas e retornou à análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Como antecipado aqui, Teófilo aponta que a Enel será beneficiada com uma das áreas e questiona se “não seria interessante vender a área para a Enel pelo valor venal? Vejo um grande esquema por trás desse projeto”, acusou o parlamentar.

O ex-deputado Renato de Castro rebateu em nota e defendeu a política de doação de áreas como incentivo à retomada econômica em Goiás, depois dos impactos da pandemia de covid-19. Segundo ele, o aumento da arrecadação também leva, no fim das contas, ao pagamento de servidores públicos, como os próprios deputados estaduais. “Ver um deputado marginalizar os empresários é realmente decepcionante”, escreve o presidente da Codego.

Ainda na resposta, o ex-prefeito de Goianésia defende a doação de área para a Enel e garante que “a subestação que será construída na área gerará eletricidade e ajudará a desenvolver ainda mais a região de Anápolis e o Estado, possibilitando a geração de milhares de empregos”. Segundo ele, “quando findar a concessão da Enel, todo o ativo será devolvido ao Estado, inclusive a tal área em questão junto com a subestação”.

Foto: Renato de Castro durante posse na presidência da Codego. (Crédito: Governo/Divulgação)

Finaliza

Por fim, Renato de Castro conta que o governador “Ronaldo Caiado determinou com todas as letras, maiúsculas e garrafais, que quer um esforço hercúleo na geração de empregos! O governador sabe da importância dos postos de trabalho nas vidas dos goianos, infelizmente parece que o deputado delegado não sabe. Lamentável!”

Acordão

A mesa diretora da Câmara de Goiânia confirmou apresentação de projeto de lei que prevê a inclusão de um quarto vice-presidente na estrutura de direção da Casa. Além disso, o texto prevê mais duas vagas em três comissões permanentes: Constituição e Justiça (CCJ), Finanças e Mista.

Substituição

Depois do desembarque de Agenor Mariano, o nome escolhido pelo prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), para o comando da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) é de Valfran de Sousa Ribeiro. A decisão deverá ser anunciada na segunda-feira (19).

Opções

A ex-presidente do GoiâniaPrev e irmã do vereador Henrique Alves, Carolina Alves, também era cotada e representaria maior proximidade do Paço com o mercado imobiliário, mas a articulação política liderada pelo Patriota, partido do presidente da Câmara, Romário Policarpo, foi decisiva na definição.

Aprovado

O PMN aprovou por unanimidade, durante sessão extraordinária, a entrada do PSD nas ações que questionam a eleição para prefeito de Goiânia em 2020. O presidente metropolitano da sigla, ex-vereador Paulo Daher, é autor dos pedidos e requisita a realização de um novo pleito na capital.

Influência

O senador Vanderlan Cardoso defendeu internamente a ideia de adesão aos processos, que foi acatada pela cúpula do PSD. Avaliação é de que as mudanças na gestão da prefeitura, feitas Rogério Cruz e com a saída do MDB, confirmam o discurso adotado ainda durante a campanha de fraude eleitoral.

Oferta

A Companhia Celg de Participações (CelgPAR) realizou roadshow para apresentar a investidores as potencialidades, a estrutura física e a situação financeira da Celg Geração e Transmissão (Celg GT). O leilão da estatal goiana está marcado para o dia 13 de maio, às 14h, na B3. O pelo preço mínimo de venda é de R$ 1,53 bilhão e interessados devem entregar propostas no dia 11 de maio.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.