O tempo seco já chegou em Goiás e com ele chega junto um problema que é um velho conhecido dos goianos: as queimadas. Anualmente o Corpo de Bombeiros Militares de Goiás (CBMGO), realiza a operação Cerrado Vivo, que visa combater incêndios florestais.

O tenente do Corpo de Bombeiros, Ailton Pinheiro de Araújo, em entrevista à Sagres, explicou que a preparação para o tempo da estiagem começa a ser feita com meses de antecedência. Segundo ele, o trabalho de conscientização é tão importante quanto o de combate às chamas.

“Logo no início do ano já planejamos algumas etapas, chamadas de preparação e prevenção, antes mesmo do combate ao fogo em si. O objetivo é conscientizar a população por meio de campanhas educativas, parcerias com outros órgãos, de que a prevenção é tão importante quanto o combate,” disse Araújo.

O militar afirmou que, até o momento em 2022, a corporação já registrou mais casos de incêndio do que o mesmo período do ano passo e destaca os lotes baldios como maior foco de ocorrências.

Até o momento, infelizmente, já registramos um aumento de casos, se comparados a mesmo período do ano passado, fechando o mês de maio com 1.728 atendimentos, o que representa um aumento de 20%. Os maiores focos estão na Região Metropolitana de Goiânia, com destaque para os lotes baldios, onde as pessoas insistem em fazer limpeza usando o fogo”, revela o tenente.