A partir desta terça-feira (18), a PRF em parceria com prefeituras do interior, promovem a Semana Nacional de Trânsito, que leva o tema: “Não exceda a velocidade, preserve a Vida” e visa conscientizar a população através de palestras educativas em escolas, apresentações de vídeos e exposições, sobre a violência no trânsito. Além do evento voltado para pedestres, motoristas e motociclistas, serão realizadas operações específicas nas estradas federais, com a utilização de radares e bafômetros.
Nos últimos dez anos, o Brasil registrou 1.417.711 acidentes de trânsito, deixando 803.722 feridos e 72.937 mortos. Em Goiás, o número é preocupante pois, nesse mesmo período, o estado registrou 43.564 acidentes, com 29.529 feridos e 2.879 mortos. A grande maioria das pessoas mortas foram em colisões frontais ou saídas de pista provocadas por ultrapassagens proibidas e principalmente por excesso de velocidade.
Somente neste feriado de Independência, a PRF autuou cerca de 3.500 infratores, sendo que 70% das notificações foram por excesso de velocidade. Em alguns casos, os condutores chegaram a ser flagrados com velocidades em torno de 200 km/h. “Infelizmente, com a melhoria das nossas condições de rodovias, boa parte dos motoristas excedem os limites de velocidade e provocam acidentes, ceifando vidas ou deixando muitos mutilados”, lamenta o Inspetor Newton Morais.
Da Assessoria da PRF.