O embarque prioritário, nos horários de pico, para os trabalhadores de atividades essenciais no transporte coletivo da Grande Goiânia será mantido, mesmo com reabertura de setores a partir da próxima quarta-feira (31).

A informação foi destacada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) na manhã desta segunda-feira (29).  “Pedimos a todos os demais setores que vão abrir que iniciem suas atividades um pouco mais tarde e prolonguem o horário (de saída), para não haver aglomeração. Vamos manter aquilo que está dando certo”, disse o governador.

O secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino fez um pedido para que mesmo com a reabertura de diversos setores da economia, não haja um relaxamento das ações de combate ao coronavírus.

“O fato de quarta-feira entramos na segunda etapa do mesmo decreto que prevê a reabertura das atividades só que a égide de protocolos rígidos, não significa que a pandemia arrefeceu. Significa que estamos cumprindo um programa que foi escolhido e estamos sendo fieis a ele. Dizíamos que Março seria o pior mês de enfrentamento, isso tem se confirmado”, relatou o secretário.

De acordo com o decreto vigente, há prioridade de embarque para trabalhadores de atividades essenciais nos intervalos de 5h45 às 7h15 e de 16h45 às 18h15.

Quem não for dos segmentos elencados por decretos (estadual e municipal) como prioritários (saúde, alimentação, farmacêutico e industrial, entre outros) terá o embarque ou a integração liberada após este período. A validação do embarque, assim como o bloqueio temporário é feita via cartão sitpass.

Além dos trabalhadores dos serviços essenciais, também podem se cadastrar as pessoas que estiverem em alguma atividade essencial, como por exemplo se dirigindo a uma unidade de saúde, desde que tenha sido feito o cadastro com uma hora de antecedência.

O governador Ronaldo Caiado elogiou gesto do prefeito de Goiânia Rogério Cruz (Republicanos) ao unificar protocolos.