Vai até o fim de semana a Operação Supermercado em Goiânia, realizada pela Procon-GO, em parceria com a Polícia Civil. O objetivo da ação é fiscalizar todos os estabelecimentos e evitar que seja comercializado produtos que possuem irregularidades, como por exemplo, a data de validade ultrapassada. O caso foi recorrente em várias lojas do ramo.

O gerente de Fiscalização do Procon em Goiás, André Abrão explica o que motivou o Procon a realizar essa operação. “Nós temos percebido que algumas redes estão deixando de cumprir a legislação vigente. Tem uma rede que tem 69 processos de infração por vender produtos com data de validade vencida, e eles não tem procurado resolver o problema,” argumenta.

Ele destaca que a operação já identificou casos de irregularidades em uma rede de supermercados. André conta que um gerente foi preso, e dois supervisores foram conduzidos coercitivamente à polícia para dar explicações. No caso do gerente, ele foi autuado em flagrante pela prática.

Nos casos de reincidência, o valor da multa é majorado. De acordo com o representante do Procon, já existem nove processos de uma mesma rede que já foram julgados até a última instâncias, e o total da multa supera R$ 9 milhões.