Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizam atendimento a vítimas de um vazamento de amônia em um frigorífico, na manhã desta terça-feira (20), próximo à GO-020, em Senador Canedo, região metropolitana de Goiânia.

De acordo com informações da assessoria de comunicação do CBM-GO, algumas das vítimas já foram encaminhadas para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) com sintomas de intoxicação por conta da inalação da substância química. Funcionários da empresa saíram às pressas do local para evitar a intoxicação pela inalação da substância.

Em nota, o Ministério do Trabalho em Goiás afirma que vai investigar as causas do vazamento de amônia na empresa, e ressalta que uma auditoria já havia sido realizada entre os meses de junho a agosto deste ano, na qual foram lavrados 78 autos de infração.

Destas, 67 foram por descumprimento das normas de segurança e saúde, e outras três por irregularidade no sistema de amônia.

Confira a nota na íntegra:

O Ministério do Trabalho, através da Superintendência Regional do Estado de Goiás, informa que a Auditoria-Fiscal do Trabalho irá investigar as causas do acidente com vazamento de amônia no Frigorífico JBS de Senador Canedo.

Informa também que, recentemente, entre os meses de jun a ago/2016, foi realizada ampla fiscalização no Frigorífico JBS de Senador Canedo, ocasião em que foram lavrados 78 (setenta e oito) autos de infração por violação às normas de proteção ao trabalho, sendo que 67 (sessenta e sete) o foram por descumprimento das normas de segurança e saúde no trabalho.Dentre as autuações aplicadas, 03 (três) decorreram de irregularidades no sistema de amônia que, apesar de graves, não constituíam situação de risco grave e iminente a ponto de levar à interdição das atividades do referido estabelecimento.

Além das atuações, Relatório completo da referida auditoria foi encaminhado ao Ministério Público do Trabalho para que este órgão tome as medidas judiciais cabíveis no sentido de coagir o referido estabelecimento industrial ao cumprimento das normas de segurança e saúde no trabalho.

Ass de comunicação do Ministério do Trabalho em Goiás. GO, 20/09/2016.