Foto: Divulgação/UFSC

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/716565787&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

O professor doutor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alessandro Pinzani, analisou em entrevista à Sagres 730, a crise do atual modelo democrático e o aumento das desigualdades econômica e social. Para ele, a redução de programas pode contribuir para o agravamento da pobreza no país, mas também decisões políticas por trás do problema.

“Havia 60 programas sociais, que tinham como alvo a própria pobreza, esses programas foram drasticamente reduzidos pelo governo Temer e pelo governo Bolsonaro e isso faz com que as pessoas que estavam quase saindo da pobreza voltasse a cair nela”, disse. “São programas relevantes porque são programas de cidadania, esta inclusão dos pobres não é uma inclusão puramente econômica, é também uma inclusão em termos de cidadania”, afirmou. “Com essas escolhas de não seguir na implementação dessas políticas sociais, o governo está sinalizando que não tem interesse na inclusão cidadã, sobretudo dessa população, isso deixa essas pessoas em uma sensação de apatia política”, completou.

Pinzani participa da primeira edição do Encontro Nacional Democracia e Pobreza, que acontece na Universidade Federal de Goiás (UFG). O tema da palestra a ser ministrada por ele é “Silenciando os Pobres. Injustiça Social e Injustiça Hermenêutica”.

Encontro Nacional em Goiânia

A primeira edição do Encontro Nacional Democracia e Pobreza será realizada em Goiânia, de 20 a 22 de novembro próximos, na Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento é promovido pela Faculdade de Filosofia (FAFIL-UFG), pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL-UFG), pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH-UFG) e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP – UFG).

O evento se reveste de grande importância por trazer à tona um tema de enorme relevância no mundo contemporâneo: a relação entre a crise do modelo democrático e o aumento brutal da desigualdade econômica e social. Nos três dias do encontro, pesquisadores de todo o país, de diversas áreas do conhecimento, além de membros da comunidade, vão refletir e debater sobre as ameaças que pairam sobre a democracia e as saídas para a sua preservação, que passam pela discussão de formas de combate à pobreza e sobre os caminhos para assegurar aos mais pobres o exercício efetivo da cidadania.

Quinta-feira (21/11)

SALA 29 DA FH- UFG:

13:00 – Grupo de Trabalho 1 – “Fundamentos teóricos da Democracia”

15:00 – Grupo de Trabalho 2 – “Significações e ressignificações em torno do conceito de pobreza”

16:30 – Mesa – “Pobreza e cidadania” – Profa Dra. Paula Lima (PNPD-UFMG), Profa. Dra. Maísa Miralva da Silva (PUC – GOIÁS), Prof. Dr. Renato Moscateli (FAFIL – UFG)

AUDITÓRIO DA FIC – UFG:

18:30 – Mesa – “Sociedade, miséria e indignidade” – Prof. Dr. Douglas Ferreira Barros (PUCCAMP); Profa. Dra. Helena Esser dos Reis (PPGIDH – FAFIL/UFG) e Profa. Dra. Rosângela Chaves

Sexta-feira (22/11)

AUDITÓRIO DA FIC – UFG:

13:00 – Grupo de Trabalho 3 – “Relações entre democracia, pobreza e direitos humanos”

15:00 – Grupo de Trabalho 4 – “Pobreza e subjetividades: reconhecimento, redistribuição, identidade e universalidade”

16:30 – Mesa: “Justiça fiscal e combate à pobreza” – Prof. Dr. Adriano Correia (FAFIL – UFG), Prof. Dr. Éverton Sotto (FACE – UFG), Prof. Dr. Tiago Lopes (FACE – UFG)

19:00 – Palestra de encerramento – “Silenciando os pobres. Injustiça social e injustiça hermenêutica” – Prof. Dr. Alessandro Pinzani (UFSC)