No mês de dezembro, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) conduziu a eleição para novos membros, e o marco histórico foi com a primeira mulher do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (IQ/UFG) sendo nomeada como membro afiliado.
A docente Sumbal Saba foi escolhida para ocupar o cargo no período de 1 de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2028. Anteriormente, o IQ UFG contava com dois membros afiliados do sexo masculino.
Sumbal Saba integrará o grupo de membros da Região Minas Gerais e Centro-Oeste da ABC. ”É um privilégio ser a única pesquisadora que recebeu essa indicação neste ano no Estado de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os outros membros nomeados são de Minas Gerais e Brasília”, destacou.
“Para mim é um orgulho fazer parte de um prestigiado grupo de cientistas no Brasil. Isso me permitirá contribuir cientificamente, aprender e evoluir como pessoa e como pesquisadora. Além disso é um reconhecimento à UFG pela qualidade do corpo docente e pela formação de recursos humanos diferenciados. É a universidade pública cumprindo seu papel na sociedade”, concluiu Sumbal.
Porcentagem de mulheres
Em consonância com a divulgação da notícia no site da ABC, a instituição realizou eleições abrangendo membros titulares, correspondentes e afiliados. A notícia destaca que, entre os titulares eleitos, as mulheres constituíram 60% do total, alcançando a equidade na representação de gênero entre os afiliados, com 50% de mulheres.
“Essa proporção reflete uma tendência rumo à igualdade de gênero no topo da carreira científica, que cada vez mais se reflete nos quadros da Academia Brasileira de Ciências”, diz o texto.
Os membros titulares e correspondentes receberão seus diplomas em maio de 2024, durante a Reunião Magna da ABC, a ser realizada na cidade do Rio de Janeiro. Já os membros afiliados terão suas cerimônias de diplomação associadas a simpósios científicos em cada região. A diplomação da professora Sumbal Sama está prevista para a primeira quinzena de setembro do próximo ano.
Para conferir a lista dos novos membros eleitos para a ABC, clique aqui.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 05 – Igualdade de Gênero
Leia mais: