A professora Ana Carolina Russo representou o Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) no Fórum Internacional do BRICS sobre Soberania e Recursos Minerais, realizado em outubro, em São Petersburgo, na Rússia. Com a experiência do evento, a professora disse que a colaboração internacional é importante para desenvolver uma mineração mais sustentável.
A presença da docente e de dois alunos da USP marcou a posição da universidade em contribuir com o debate e a disposição de sua excelência acadêmica para enfrentar desafios complexos.
“Ao abordar temas como a transição para uma mineração mais sustentável e a busca por soluções inovadoras que garantam a segurança mineral, a instituição consolida sua posição como protagonista em debates globais. Essa atuação não apenas molda o futuro do setor de forma responsável e sustentável, mas também fortalece o papel da USP como referência internacional em ciência, inovação e desenvolvimento estratégico”, destacou.
Colaboração internacional
O Fórum contou com a participação de acadêmicos, especialistas e representantes dos países-membros do BRICS e no debate estava a construção de novas estratégias de inovação e sustentabilidade para a gestão de recursos minerais.
Os estudantes da USP levaram ao evento uma pesquisa sobre a mineração em pequena escala como base da soberania e da segurança mineral, estudo em coautoria com professores do curso de Engenharia de Minas. “A pesquisa oferece uma abordagem inovadora sobre como a pequena mineração pode ser um pilar estratégico para a soberania mineral e a segurança de recursos naturais”.
A participação no Fórum também foi um momento de intercâmbio de conhecimentos e experiências com especialistas de diferentes países. Ana Carolina Russo destacou que participou de debates de alto nível e que ampliou as suas perspectivas acadêmicas no ambiente internacional.
“As discussões reforçaram a necessidade de colaboração internacional para enfrentar desafios globais, como a adoção de práticas de mineração mais sustentáveis e a gestão responsável dos recursos minerais”, afirmou.
*Com Jornal da USP
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.
Leia mais: