O Sistema Sagres exibiu, no último sábado (11), o documentário ”Contraturno”, produção dos diretores goianos Deivid Mendonça e Larissa Fernandes, realizada na cidade de Urutaí, no interior de Goiás, alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 04 da ONU, ”Educação de qualidade”.
O documentário de 26 minutos mostra a vida de adolescentes durante o retorno das aulas presenciais, em meio à pandemia de Covid-19. Um dos principais temas abordados pela produção são os motivos de abandono e evasão escolar, ainda mais evidenciada durante o período pandêmico.
A doutora em Linguística e professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Goiás (IFG) da cidade de Goiás, Flávia Freitas, enfatiza a importância da realização de atividades no contraturno escolar
”Quando você tem uma atividade de contraturno, por exemplo artística, você traz esse aluno para dentro da escola e automaticamente tira ele das ruas e de qualquer outra atividade que o envolva nas ruas, trazendo essa característica cultural e essa oportunidade de conviver com outras pessoas que estarão fazendo a mesma coisa que ele”, afirma.
Não apenas a permanência dentro da escola, mas as atividades direcionadas aos alunos, segundo Flávia Freitas, contribuem para afastar os jovens das ruas. Outro fator importante é a alimentação.
”Quando ele está dentro dos muros da escola, ela vai proporcionar esse lanche e então vamos mediar essa vulnerabilidade, ele vai ter alimentação na escola”, pontua.
Para o especialista em Cinema, Eduardo Rosário, ”Contraturno” traz à tona uma realidade da educação brasileira de forma a trazer o espectador para a reflexão sobre os motivos da evasão escolar. ”Um cinema mais reflexivo que vá além de um caráter mais pragmático que é o entretenimento”, afirma.
Confira a edição do Sagres em Tom Maior:
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