Em greve desde o início deste mês de maio, professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) podem encerrar a paralisação e retomar as aulas já na próxima segunda-feira, 20. Segundo um e-mail enviado a alunos, e que o Sistema Sagres de Comunicação teve acesso, o docente informa sobre um possível retorno.

“É provável que a greve termine até segunda-feira, portanto, a não ser que haja algum posicionamento contrário, as aulas da próxima semana ocorrerão normalmente”, consta o aviso no e-mail em questão. No entanto, o Adufg-Sindicato promoverá assembleias extraordinárias somente na terça-feira, 21, “para avaliar a nova proposta apresentada pelo Governo Federal na última reunião”, segundo informou a própria instituição.

A primeira assembleia será realizada com docentes da UFG, com a primeira convocação marcada para às 9h30, no auditório do Adufg-Sindicato, que fica na 9ª Avenida, nº 193, no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia. A participação remota será permitida através deste link, sendo necessário solicitar a entrada na sala virtual com, no mínimo, uma hora de antecedência. Durante o evento, haverá também deliberação sobre a reabertura do plebiscito para decidir a manutenção ou não da greve na UFG.

Para os docentes da Universidade Federal de Catalão (UFCat) e da Universidade Federal de Jataí (UFJ), a assembleia ocorrerá no mesmo dia, de forma conjunta, a partir das 15h30, em formato virtual, por este link. A solicitação para entrada na sala virtual também deve ser feita com uma hora de antecedência.

Greve federal da educação

A greve federal da educação teve início no dia 11 de março com a paralisação dos Técnico-Administrativos em Educação. No dia 3 de abril pararam os servidores das escolas federais e dos institutos federais.

Mas a paralisação nacional ganhou força total em 15 de abril, com a adesão de pelo menos 52 universidades federais. Com a adesão, a UFG entra de vez no pleito que tenta a reestruturação das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).

Mas a entidade destacou que o Governo Federal já recebeu uma proposta da Proifes-Federação com pedidos de reajustes para 2024, 2025 e 2026.

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de qualidade

Leia mais: