A cerimônia de premiação final da edição de 2023 do prêmio Educador Transformador aconteceu em São Paulo, na última quarta-feira (10). Além disso, a premiação privilegia práticas educacionais inovadoras, colocadas em prática por professores da Educação Básica e Educação Superior no país.

Dessa forma, no evento, a rede pública do estado de Goiás contou com seis representantes goianos. Ao todo, a premiação selecionou 70 projetos pedagógicos.

Prêmio

No site do prêmio Educador Transformador, é definido que a premiação objetiva valorizar iniciativas capazes de mobilizar alunos em situações do dia a dia. Desse modo, promover novas ideias e respostas para problemas do cotidiano.

Os projetos educacionais selecionados podem envolver os seguintes segmentos:

  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Médio Regular
  • Educação Profissional
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA)
  • Educação Superior

Goiás

Além disso, entre os representantes da rede pública do estado de Goiás, estiveram presentes professores dos municípios de Campinaçu, Palmeiras de Giás, Silvânia, Caldas Novas, Itumbiara e Aparecida de Goiânia.

Nesse contexto, disciplinas como a Robótica, integrante das chamadas eletivas na rede estadual, fazem parte do quadro de projetos classificados.

Na imagem, a professora Deborah Tavares (Foto: Seduc/Goiás)

Uma das professoras, Déborah Tavares, destaca a importância de promover conteúdos que integrem competências das novas tecnologias com o desenvolvimento de outras habilidades.

De acordo com a docente do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Calumério Rodrigues Galvão, em suas aulas ela valoriza o “pensamento computacional voltado à resolução de situações-problemas, associadas à promoção do pensamento científico, crítico e criativo”.

*Com informações da Secretaria Estadual de Educação/Seduc Goiás

Leia mais: