A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a Controladoria-Geral do Estado (CGE) lançaram oficialmente nesta sexta-feira (19) o projeto ‘Atitude Nota Mil’. A ação visa aprimorar a preparação dos alunos para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O projeto premiará em R$ 1 mil reais alunos que conseguirem tirar a nota máxima na redação do Enem. Professores de língua portuguesa responsáveis por cada estudante, todavia, também receberão a bonificação.

Lançamento ocorreu no Cepi Universitário com a presença da secretária Fátima Gavioli (Foto: Johann Germano)

“O Governo do Estado abraçou a ideia. Onde houver um aluno que tire nota mil na redação do Enem, nós vamos buscar um patrocínio para ele de R$ 1 mil e para o professor também, de R$ 1 mil. É uma bonificação”, afirma a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli.

Estudantes receberão uma apostila com conteúdo específico de linguagens e redação. O projeto, contudo, é piloto e será realizado, inicialmente, em dez escolas da rede estadual de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Mineiros.

Segundo a secretária, porém, um grande número de estudantes alcançou nota 980 na redação do último Enem. O objetivo, no entanto, é que os alunos cheguem à nota máxima.

“Queremos ajudar, apoiar escolas e professores para que façam um trabalho com os nossos estudantes que irão fazer o Enem. Esses estudantes, fazendo o Enem, e já tendo dirimido suas dúvidas sobre como elaborar uma boa redação, poderão ter sim nota mil em redação com o resultado divulgado em 2024”, afirma.

Aprendizagem

O controlador-geral do Estado, Henrique Ziller (Foto: Johann Germano)

De acordo com Fátima Gavioli, o Atitude Nota Mil surgiu em parceria com a CGE, a partir de outro programa, o Estudante de Atitude. Além disso, segundo o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, o objetivo fazer com que os estudantes sejam protagonistas da aprendizagem.

“Queremos reforçar toda essa experiência do Estudante de Atitude para, nesse novo projeto, ajudar os estudantes a se tornarem protagonistas e melhorar a sua qualificação para essa redação”, afirma Ziller.

Sara Pagotto é professora de Língua Portuguesa no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Universitário. O trabalho com o Atitude Nota Mil, entretanto, é realizado por ela na escola desde março deste ano.

“É feita a leitura e a interpretação acerca da dissertação argumentativa, que é cobrada pelo Enem. Então muitos alunos já estão chegando em um nível próximo do mil, porque são alunos dedicados. Eles estudam através da apostila e também por outras plataformas. Há muito conteúdos também, por exemplo, no Revisa Goiás, que também têm a intenção de trabalhar argumentação, tese e função do texto”, relata.

Sara Rebeca é estudante do Cepi Universitário, onde ocorreu cerimônia de lançamento do Atitude Nota Mil (Foto: Johann Germano)

Protagonistas

Paulo Henrique, Ana Clara e Sara Rebeca são alunos do terceiro ano do Ensino Médio da professora Sara, no Cepi Universitário. Os estudantes aprovaram o Atitude Nota Mil.

“Ajuda bastante com a argumentação e com o desenvolvimento textual. Melhorei bastante meu desempenho nas redações, minhas notas aumentaram”, afirma Paulo Henrique.

Ana Clara acredita, inclusive, que o projeto ajuda a entender a estrutura textual para melhor elaboração da redação no Enem. “O projeto ajuda muito porque traz para a gente muito sobre a estrutura do Enem. A nossa professora Sara está sempre trabalhando estrutura”, relata Ana Clara.

Sara Rebeca diz que suas especialidades são linguagens e redação. Ademais, ela está confiante para o próximo Enem. “Com esse projeto estou escrevendo ainda melhor do que no ano passado”, conclui.

De acordo com Fátima Gavioli, o objetivo, após a etapa piloto do Atitude Nota Mil, é expandir o projeto para todas as 1.046 escolas da rede estadual.

A professora Sara Pagotto e os alunos Paulo Henrique e Ana Clara (Foto: Johann Germano)
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