A secretária de Educação do Estado de Goiás (Seduc), Fátima Gavioli, diz que é contra a revogação do Novo Ensino Médio. A titular da Pasta afirma que acompanha de perto as discussões sobre o tema que ocorrem em Brasília. “Somos a favor de uma reformulação, de uma reescrita, mas jamais de uma revogação. Revogação é voltarmos todos a 2017”, avalia.

Na última terça-feira (16), o deputado Bacelar (PV-BA) protocolou o projeto nº 1.299/2023, que visa exatamente revogar o Novo Ensino Médio. No documento, o parlamentar argumenta que o objetivo da matéria é “apontar caminhos responsáveis e seguros para a revogação”.

Leia mais: Apresentado projeto que visa revogação do Novo Ensino Médio

No projeto, Bacelar argumenta ainda que as escolas não têm infraestrutura, falta formação adequada dos professores e a carga horária de disciplinas tradicionais foi reduzida. Para ele trata-se de um retrocesso.

Demissão de contratos temporários

Uma das preocupações da titular da Seduc é com os professores responsáveis pelos itinerários formativos, em que alunos podem escolher as disciplinas, ou seja, a flexibilização da grade curricular. De acordo com a secretária, a revogação do Novo Ensino Médio resultaria em demissões de docentes temporários.

“Vi um projeto de lei essa semana sento protocolado na Câmara dos Deputados onde ele coloca 2,4 mil horas de formação geral básica e elimina todos os itinerários, tira tudo que não está na formação geral básica. Se ele fosse aprovado hoje, Goiás teria, mais ou menos, de 6 mil a 10 mil professores exonerados. Tenho muitos professores hoje trabalhando também nos itinerários. De repente eles acabam com os itinerários e eu faço o que? Tenho muitos professores em contrato trabalhando com itinerários, é lógico que a gente vai bater o pé, vai para cima. Se tem coisa para consertar, nós vamos consertar. Se tiver que voltar com o quinto horário, nós vamos voltar. Temos que achar um jeito de não trabalhar só com a formação geral básica. É direito do aluno também ter profissionalizante, é direito do aluno discutir sua formação, onde ele está, onde ele quer chegar no futuro através dos itinerários”, conclui.

Leia mais

Atitude Nota Mil: projeto premia alunos da rede estadual que tirarem nota mil na redação do Enem

Goiânia recebe projeto inédito que usa tecnologia especializada para aprendizagem e inclusão digital nas escolas

Insegurança alimentar e nutricional é tema de palestra na Agro Centro-Oeste Familiar

MEC e Ministério da Saúde debatem critérios de avaliação para cursos de Medicina