
Homologado pela prefeitura do Rio de Janeiro em setembro de 2023, o Selo Abdias do Nascimento celebra a diversidade e a inclusão, e tem como objetivo reconhecer e incentivar órgãos, empresas e organizações da sociedade civil que praticam e defendem a pluralidade social, racial e étnica em suas atividades. A premiação aconteceu no fim de novembro, no Rio de Janeiro, e contou com representantes de diversos setores da sociedade.
Nesta primeira edição, na categoria “etária” o Selo foi concedido ao Programa Aprendiz Carioca, desenvolvido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE) e COMLURB (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) em parceria com a Demà Jovem by Renapsi. Atualmente o programa conta com 703 jovens desempenhando diversas funções no âmbito da administração pública municipal.
Oportunidade
Aos 17 anos, Alef Mulatinho Candido Da Silva é um entre as centenas de jovens que encontraram no Programa Aprendiz Carioca a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.
“É de suma importância esse projeto. A oportunidade de emprego é uma experiência única, estou gostando demais, sinto que foi uma escolha certa começar minha carreira profissional nessa empresa”, afirmou.
Foi Alef quem participou da cerimônia de premiação do Selo Abdias do Nascimento e recebeu a honraria em nome dos jovens aprendizes do Rio de Janeiro.
“Foi uma noite memorável, estou realizado e muito feliz por representar diversos jovens da empresa em que faço parte. Com a parceria da Comlurb com a Renapsi, muito jovens que tem poucas oportunidades, estão sendo favorecidos”, destacou.
Parceria
Para a gerente do Polo Rio de Janeiro da Demà Jovem by Renapai, Tayane Monteiro, o selo representa a importância do programa no aspecto social da cidade, além de fortalecer a parceria com a Comlurb.
“Participar desse processo de diversidade étnica, racial, cultural, sexual, de gênero e idade junto à COMLURB é um grande orgulho, sendo esta uma empresa de grande símbolo e suporte da população do Rio de Janeiro, certamente irá reverberar na iniciativa de outras instituições. Iniciando esse processo desde as oportunidades para o programa Jovem Aprendiz é ter a convicção de que futuramente teremos espaços mais respeitosos e saudáveis, além do ganho exponencial na produtividade das organizações”, comentou.
O foco do Programa Aprendiz Carioca é a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social. As oportunidades do programa são destinadas a jovens de 14 a 22 anos que desempenham funções na administração municipal do Rio de Janeiro, com carga horária de quatro horas diárias de trabalho.
*Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 04 – Educação de Qualidade
Leia mais: