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Rubens Salomão

Programa Internacional de Avaliação de Estudantes testará ‘habilidade digital’ e ‘letramento tecnológico’

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) terá, no ano em que completa 25 anos, uma novidade: vai começar a medir, também, as habilidades digitais dos jovens. O sistema avalia, desde 2000, estudantes de 15 anos em três habilidades: leitura, matemática e ciências. O Pisa é uma das ferramentas mais importantes para medir a qualidade da educação em todo o mundo.

Responsável pelo programa internacional, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) quer saber se os alunos têm o “letramento tecnológico” necessário para resolver problemas no ambiente digital. O exame é realizado a cada três anos, e a prova de 2025 deve ter aplicação ainda no primeiro semestre. O Brasil participou de todas as edições. Os resultados devem ser conhecidos só em 2026.

Com o novo formato, o Pisa Digital vai passar a avaliar também novas competências. A prova vai medir a capacidade de resolução de problemas usando ferramentas computacionais, de colaboração em ambientes virtuais e de decisão com base em dados. Pela divulgação do modelo demonstrativo, a prova sobre letramento tecnológico é dividida em etapas. A cada sequência de perguntas, o pensamento lógico vai ficando mais complexo. A prova avalia se o aluno consegue usar ferramentas digitais para chegar à resposta.

programa internacional celulares em salas de aula
Foto: Estudantes utilizam tablet e celular em sala de aula de escola em São Paulo. (Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Programa Internacional

Na última avaliação do Programa Internacional, o Brasil ficou na sétima posição entre os países da América Latina. Na classificação geral, em matemática, o país ficou na 65ª colocação, bem abaixo da média dos países OCDE. O novo exame, segundo especialistas, adiciona uma nova camada de complexidade sobre o quadro de deficiências da educação brasileira.

Avaliação

A presidente do Instituto Salto, Claudia Costin, avalia que o país ainda não superou carências básicas, em matemática, linguagem e ciências. “Uma coisa é a inclusão digital para entrar no TikTok, para entrar em algumas redes. Outra coisa é saber usar o meio digital para fazer boas pesquisas. E o Pisa tende a olhar mais para essa segunda questão”, explica, em entrevista ao portal G1.

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*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

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