Sagres em OFF
Rubens Salomão

Proibição de celulares em salas de aulas deve começar a valer em 2025 no Brasil

O ano letivo de 2025 deve começar já validade de lei que proíba os celulares em salas de aula de escolas públicas e particulares. A ideia é que a nova legislação tenha aprovação pelo Congresso Nacional após o segundo turno das eleições municipais, que termina em 27 de outubro. O projeto de lei está em tramitação na Câmara dos Deputados, sob a relatoria do deputado Diego Garcia (Republicanos-PR). O Ministério da Educação (MEC) não deve apresentar resistência, aponta o jornal.

Estudos científicos mostram o prejuízo do celular em salas de aulas para a aprendizagem e para a concentração dos alunos. Países como Finlândia, Portugal, Holanda, Espanha e Estados Unidos apresentam políticas de proibição ou restrição dos celulares. Um relatório de 2023 da Unesco, órgão das Nações Unidas, compilou estudos que comparam o uso de celulares e os resultados educacionais em 14 países. Os efeitos, de acordo com o documento, são negativos, com impacto na memória e na compreensão.

Além disso, 62% da população apoia o banimento de celulares em salas de aulas, segundo mostra uma pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada nesta semana. O aparente consenso sobre a medida faz com que o MEC aproveite o tema para ganhar pontos no Congresso. Segundo apuração do jornal O Estado de S. Paulo, o ministro da Educação, Camilo Santana, não faz questão de ter um texto do governo. Ele pode contribuir com projetos sobre o assunto que já foram apresentados, o que também aceleraria a discussão.

celulares em salas de aula
Foto: Estudantes utilizam tablet e celular em sala de aula de escola em São Paulo. (Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Celulares em salas

O projeto em debate na Câmara teve autoria do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), em 2015. O texto atualmente integra outros 12 semelhantes. Relator do texto na Comissão de Educação, Diego Garcia (Republicanos-PR) apresentou proposta que prevê que alunos da educação infantil até o 5º não possam ter o celular nem na mochila. Já os de 6º a 9º e do ensino médio poderiam portar o aparelho, mas sem usar os celulares em salas de aula ou no recreio.

Possível

A exceção é para o uso como instrumento pedagógico, com orientação e monitoramento por parte do professor. Ou para estudantes com necessidades especiais que dependam do aparelho para acessibilidade.

Relativo

No MEC, segundo o Estadão, há ainda a preocupação de não passar a ideia de “demonização da tecnologia”, que pode ser aliada em alguns processos educacionais. O governo quer que políticas de educação midiática e de uso consciente dos celulares façam parte do projeto.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)ODS 04  Educação de Qualidade; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.