Passou a funcionar no dia 17 de setembro em Berlim o ReparaturBonus, programa de incentivo do governo da cidade que paga para a população consertar eletroeletrônicos. Entre os itens que recebem o incentivo estão televisão, celular, notebook, como parte da solução da cidade para prolongar a vida útil dos produtos e incentivar práticas sustentáveis.
O ReparaturBonus faz parte de medidas para cidades mais ecológicas e visa o conserto de produtos elétricos e eletrônicos em vez de descartá-los. Por isso, o Departamento de Mobilidade, Transporte, Proteção Climática e Meio Ambiente do Senado de Berlim destinou 1,25 milhões de euros para o programa.
Para conseguir o incentivo, é preciso ter 18 anos ou mais, procurar um local de conserto e pagar o serviço e, então, depois, solicitar o subsídio governamental. As pessoas conseguem financiamento de 50% dos custos ou a peça de substituição, desde que o valor não ultrapasse 200 euros.
O Departamento acredita que ao procurar o conserto em vez de um novo dispositivo é um benefício para o meio ambiente e para a economia. É possível conseguir financiamento para produtos como máquina de café, chaleira, máquina de lavar, secador de cabelo, furadeira e purificador de ar.
*Com CicloVivo
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.
Leia mais: