Projeto Educa Anápolis apresenta novas funcionalidades da plataforma a coordenadores da Rede 

O Centro Municipal de Educação a Distância (CEADI) de Anápolis recebeu na manhã desta segunda, 8, o evento Café em Conexão & Prosa, com foco no Projeto Educa Anápolis. Realizado pela Prefeitura Municipal de Anápolis por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o encontro foi destinado aos Coordenadores da Rede Municipal de Ensino com o objetivo de apresentar as novas funcionalidades e aplicabilidades da Plataforma.

A Secretária Municipal de Educação de Anápolis, Flávia Silva, explica que a plataforma Educa Anápolis traz muitas possibilidades pedagógicas para os estudantes da rede e fala sobre a importância da tecnologia no ambiente educacional e sua aplicabilidade para aulas regulares e reforço escolar.  

“A tecnologia hoje é muito importante, os estudantes já utilizam para o seu lazer, jogos, pesquisa, então a plataforma traz a parte educacional. É muito importante e é um grande avanço para a rede municipal de educação de Anápolis. Eles têm a possibilidade de assistir aulas ao vivo, quando não vão à escola, às vezes por um atestado médico ou alguma condição de dificuldade de ter ido à aula, ele acessa a plataforma, e assiste à aula. Ou também aulas gravadas, no contraturno escolar, os estudantes podem entrar e fazer um reforço escolar, participar de atividades, das aulas, possibilitando uma aprendizagem efetiva dos conteúdos”, explicou a secretária. 

O Educa Anápolis é um programa de ensino complementar que promove a mediação entre Educação, Tecnologia e Inovação. Implementado pela Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o programa impacta atualmente 30 mil estudantes do Ensino Fundamental, tanto nos anos iniciais quanto finais. A plataforma está em funcionamento desde 2021 e promove o ensino híbrido como estratégia pedagógica na rede. 

Conexão com o Desenvolvimento Sustentável 

O Projeto Educa Anápolis, por meio de conhecimentos e aprendizagens múltiplas, estimula professores e estudantes a também pensarem a respeito de problemas sociais e ambientais que afetam a sociedade em nível global e local, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), buscando contribuir com a equidade educacional que propicia o acesso ao estudo. 

“Os ODS são agregados nas aulas preparadas pelos professores, nos materiais produzidos pela Fundação Sagres, e tem, além disso, um comprometimento dessas equipes com essas temáticas que são cada vez mais importantes e que os estudantes também cobram. Eles entendem que outros ambientes mostram a importância de ser sustentável, de ser empático, de respeitar as diferenças, a diversidade, então os professores entendem também essa mensagem por parte dos alunos e ajudam os alunos a se inteirarem cada vez mais desses temas”, explica Kelly Bitencourt, Diretora Pedagógica da Fundação Sagres, parceria da SEMED.  

A Plataforma Educa Anápolis oferece acervo aos professores com mais de 7 mil atividades com base no recorte temático de cada componente curricular do 1º ao 9º ano e busca fortalecer o protagonismo dos alunos dentro e fora de sala de aula. Essa iniciativa estimula a criança e o jovem a estarem conectados com os conteúdos, fortalecendo o aprendizado no dia a dia. 

Objetivos do Programa 

 Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à matriz pedagógica municipal, o Educa Anápolis tem como objetivo contribuir para o ensino de qualidade por meio da integração entre os recursos metodológicos presenciais e à distância, utilizando tecnologias digitais, bem como integrar as diferentes linguagens por meio de recursos didático-pedagógicos, que propiciem a mediação dos processos educativos. 

De acordo com a diretora do CEADI, Mary Marcon, o uso da plataforma é também um meio de entender o momento em que vivemos e trazer novos olhares sob a nossa realidade ligada ao digital.  

“A importância é a gente reconhecer o sujeito atualmente, o sujeito que está inserido na cultura digital, nós temos que reconhecer que esses artefatos culturais, históricos, fazem parte da vivência desses estudantes então é importante que a educação tenha essa possibilidade e possa apresentar pra esses estudantes, não só como uso das redes sociais, mas também como instrumento de estudo, pesquisa e trabalho”, pontuou a diretora.  

Para Cinthia Gomes Pinto, gestora da Escola Professor Dinalva Lopes, a aplicação da tecnologia na educação é importante porque oferece novas possibilidades.  

“A plataforma é muito boa porque dentro dela tem diversas didáticas objetivas que a gente pode ir trabalhando em sala de aula e além da sala de aula também. É importante, principalmente o uso ético, porque hoje a gente vê muito a questão de, apesar de ter muito acesso, existe muita falta de informação. Então acredito que o principal é educar para saber buscar o conhecimento realmente”, afirmou  

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de qualidade. 

Leia mais: