O relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Índice de Desperdício Alimentar 2024 indica que mais de um bilhão de refeições são desperdiçadas todos os dias no mundo. Os dados são referentes ao ano de 2022 e representam quase um quinto dos alimentos produzidos no mundo.
Pesquisa de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, a professora da USP Nadine Marques argumenta que é necessário o mapeamento do desperdício para que os países consigam promover políticas de controle.
“O relatório é muito importante, pois serve como um guia prático para os países medirem e comunicarem de forma mais consistente e confiável o desperdício alimentar. Portanto, saber o tamanho do problema é o primeiro passo para conseguirmos resolver”, disse.
Segundo a ONU, para além da questão humana, o desperdício afeta a economia e contribui com as mudanças climáticas. O relatório indica que 60% do desperdício é domiciliar, 28% em hotéis, refeitórios e restaurantes e 12% do comércio varejista, como açougues e mercearias.
*Com informações do Jornal da USP
Leia mais: