O Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), lançou na última quarta-feira, 6, o projeto piloto do “Reabilita Goiás” para pacientes que tiveram a Covid-19 na cidade de Inhumas e, posteriormente, em outros municípios goianos.

O programa tem o objetivo de qualificar equipes de Atenção Primária e fortalecer a assistência integral à saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com sequelas ou limitações provenientes da infecção pelo coronavírus. A estimativa é de que 30 inhumenses que já contraíram o vírus participem do projeto. 

O protocolo de reabilitação foi criado por especialistas nas áreas de restabelecimento cardiorrespiratório e musculoesquelético e baseado na literatura científica disponível sobre o tema. Os resultados do projeto piloto serão utilizados para melhorar p programa, que deve ser implementado nas demais cidades goianas.

A meta da SES-GO é capacitar todas as unidades de saúde da Atenção Primária do Estado de Goiás para identificar e avaliar os usuários com histórico de Covid-19. Com o projeto, será possível verificar as necessidades de reabilitação cardiorrespiratória e musculoesquelética, bem como de encaminhamento à atenção especializada.

A reabilitação será realizada três vezes por semana, com um dia sendo presencialmente na unidade de Atenção Primária à Saúde (postinho). Os outros dois dias serão no formato virtual. O tratamento deve durar oito semanas, divididas em duas partes.