O professor de Química Welliton Vale é o criador do Projeto “Despertando vidas, Inspirando Sonhos”, que promove a conscientização e mobilização sobre o tema da vida, buscando reduzir o número de suicídios, através de rodas de conversa. O projeto é mais um vencedor do “Embaixadores da Cidadania”, apoiado pelo Sistema Sagres.

Welliton afirma que a preocupação com a saúde mental precisa ser tema dos professores e que pensou no projeto após perceber o alto número de suicídios na cidade de Rubiataba, interior de Goiás, e ficar intrigado com a motivação. Ele explica que conversar com jovens adolescentes e adultos requer mobilização, mas que esse é o passo mais importante. “Fazer ele acreditar na própria vida para poder voltar a sonhar, voltar a realizar projetos”.

O projeto ainda será apresentado para o prefeito e o professor mostra confiança na estrutura montada para tirá-lo do papel. São professores, pastores, psicólogos e pessoas de renome na cidade mobilizadas para dar andamento ao “Despertando vidas, Inspirando Sonhos”. Welliton considera importante a participação do poder público. “É um problema de política social”.

O projeto vai de janeiro a dezembro, com o ápice no mês de setembro, em função do setembro amarelo. O professor explica que para conscientizar os jovens, eles participarão de rodas de conversa e terão apoio psicossocial e psicológico. “Dentro da escola, principalmente, onde nós podemos atingir pessoas que realmente estão em situação de vulnerabilidade social, que às vezes fica mais fragilizado com a situação”.

Assista a entrevista na íntegra a partir de 1h10