O Projeto Embaixadores da Cidadania busca capacitar pessoas em temas referentes a cidadania e a participação cidadã, que vai além da capacitação formal por meio de cursos de educação à distancia. A iniciativa contou com o apoio do Sistema Sagres de Comunicação.

Em entrevista ao Sagres Em Tom Maior, a líder de projetos na Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE), Gabriella Pio explicou que “o Embaixadores da Cidadania é um programa de certificação que através de cursos teóricos, atividades práticas, interativas, vai construindo um caminho de formação desses cidadãos”.

“Começamos o projeto com 611 cidadãos selecionados e durante todo o percurso que durou seis meses, finalizamos ele com a certificação de 183 cidadãos. Tivemos a nossa formatura e o reconhecimento do trabalho desempenhado por esses 183 cidadãos”, detalhou.

Os participantes foram certificados em participação cidadã e em controle social. A certificação foi dada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) que junto com a CGE foi umas das preponentes do projeto.

“O objetivo do Embaixadores da Cidadania é de trazer o cidadão para perto, fomentando a cidadania e trazer os cidadãos para os espaços de poder. Então quando conversamos com eles sobre Conselho de Políticas Públicas e um mês depois vem um participante falar para a gente que nunca tinha escutado falar sobre isso e após ouvir dentro do nosso programa se candidatou e foi selecionado para participar do Conselho de Política do seu município, é sobre isso… É muito gratificante!”, destacou Gabriella Pio.

Por conta da pandemia, todas as atividades do projeto foram realizadas de maneira remota. Vale ressaltar que em todo Brasil, mais 1.200 cidadãos, de 16 a 75 anos, se inscreveram no projeto, 611 passaram pelo processo seletivo.

“De modo geral alcançamos um dos nossos grandes objetivos que era trazer a diversidade para dentro do projeto. Colocamos a base de 16 anos mais o céu era o limite eu garanto para vocês que essas pessoas de 75 anos chegaram ao final e foram certificadas. Isso nos demonstra a oportunidade, quem estiver interessado, consegue. Conseguimos trazer esse público diverso e mais do que isso, conseguimos fazer o curso acessível para esse público”, salientou.

Futuro

Gabriella Pio ressaltou que o Embaixadores da Cidadania continuará em 2021 e contou sobre algumas novidades que serão postas em prática no ano que vem.

“O Embaixadores da Cidadania faz parte do que estamos chamando de Ecossistema de participação cidadã, então ele é um dos programas que nós objetivamos que a longo prazo crie uma cultura de participação cidadã no estado de Goiás. Esse ano tivemos os Embaixadores da Cidadania e para o ano que vem teremos o Embaixadores da Cidadania, o Agentes da Cidadania, o Estudantes de Atitude e a provável construção de um conselho virtual de participação cidadã”, revelou.

O objetivo que os programas Agentes da Cidadania e Estudantes de Atitude preparem os participantes para o Embaixadores da Cidadania. Enquanto o conselho de participação cidadã será formado pelos embaixadores da cidadania que já foram certificados.

“A ideia é criar um Ecossistema que se retroalimenta, buscando criar uma cultura e fortalecer a democracia goiana através desse fomento da participação cidadã. Então para 2021, o nosso planos de trabalho é abrir as inscrições no início de janeiro para o Agentes da Cidadania, que será a porta de entrada para o Embaixadores da Cidadania. Além do Agentes da Cidadania, uma segunda porta de entrada será o Estudantes de Atitude, que é um programa que aconteceu em 2018, nas escolas públicas de Goiás. Não tivemos a oportunidade de tocar esse por causa da pandemia”, explicou.

As inscrições para o Agentes da Cidadania serão lançadas na segunda quinzena de janeiro, pelas redes sociais da CGE.

Instagram: @cgegoias
Facebook: cgegoias
Twitter: @cgegoias

Assista a íntegra da entrevista com Gabriella Pio no Sagres Em Tom Maior

https://www.youtube.com/watch?v=bo7Qmz0cSVo