O Ministério do Turismo e a Aliança pela Inclusão Produtiva (AIPÊ) abriram edital para selecionar projetos de conservação ambiental sem fins lucrativos para apoio financeiro de até R$ 500 mil. As inscrições para o processo seletivo estão disponíveis até 9 de setembro neste site.
É obrigatório que o projeto parta de organizações sem fins lucrativos, que elas tenham um CNPJ ativo por pelo menos quatro anos e desenvolvam práticas de turismo sustentável. Com caráter inclusivo, comunitário e étnico, o edital prioriza projetos liderados ou organizados majoritariamente por mulheres, pessoas negras, indígenas, comunidades tradicionais e a juventude.
A chamada beneficia projetos que incluem redes locais, produtos turísticos, preservação ambiental e o respeito aos habitantes. Os projetos são para os contextos urbano e rural com foco na melhoria de produtos turísticos e na implementação de práticas sustentáveis nos serviços.
A diretora de Ordenamento, Inteligência e Desenvolvimento do Ministério do Turismo, Bárbara Blaudt, afirmou que o edital incentiva o turismo sustentável e ajuda na geração de emprego e renda para as comunidades locais.
*Com CicloVivo
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis.
Leia mais: