Os protestos de caminhoneiros, que tiveram início nesta quarta-feira (8), em diferentes regiões do Brasil, seguem nesta quinta-feira (9). Em Goiás, quatro rodovias registram manifestações, com três trechos na BR-153 e um trecho na GO-020, que liga Goiânia a Bela Vista de Goiás.

Leia também: Novo Código Tributário propõe redução de ITU rejeitada por gestão de Iris Rezende

Na BR-153, os caminhoneiros se concentram em Itumbiara, com bloqueio parcial da via pelos veículos de carga. Uma das faixas está liberada para carros de passeio, cargas perecíveis, emergências e transportes de passageiros. Os outros protestos estão em Porangatu e Uruaçu, ambos sem interdição de fluxo.

Protesto político

Em entrevista à Sagres nesta quinta-feira (9), o diretor do Sindicato dos Caminhoneiros, Jaci de Souza, afirmou que a paralisação pelos caminhoneiros precisa ser feita “agora ou nunca”, pelo risco da categoria não conseguir continuar operando diante do cenário econômico. “Tudo sobe, menos o frete, o petróleo está lá em cima, não estamos dando conta de manter caminhão mais. 65% do nosso frete está indo para o petróleo, pneu muito caro, também as peças”.

Ouça a entrevista completa:

Jaci declarou que não falava como diretor do sindicato, mas como caminhoneiro autônomo e esclareceu que não tem parte na organização dos protestos, apenas participa. O diretor reconheceu ainda o teor político da paralisação.

“A reivindicação hoje está em cima do STF (Supremo Tribunal Federal) […] É político, mas nós estamos também em cima dos governadores porque tem estado com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) entre 27 e 32%”.

Diretor do Sindicato dos Caminhoneiros, Jaci de Souza

Confira atualização da Polícia Rodoviária Federal:

  • BR 153, em Itumbiara, na região sul do estado:
    bloqueio parcial da via por veículos de carga, com uma das faixas liberadas para carros de passeio, cargas perecíveis, emergências, transporte de passageiros.
  • BR 153, em Porangatu, norte do estado:
    Ponto de manifestação com concentração de veículos de carga. Não há interdição de fluxo.
  • BR 153, em Uruaçu, norte do estado:
    Ponto de manifestação com concentração de veículos de carga. Não há interdição de fluxo

Assista a entrevista do Sagres Sinal Aberto: