Sagres em OFF
Rubens Salomão

PSDB retoma 1998 com ataque a Iris Rezende e vídeo recebe críticas

A campanha do deputado estadual Talles Barreto à prefeitura de Goiânia passou a utilizar nesta semana tom crítico a Iris Rezende (MDB), com imitação de elementos originados 22 anos atrás, na primeira eleição de Marconi Perillo ao governo estadual, em 1998. Em vídeo postado nas redes sociais, ainda sem utilizar a conhecida figura do “denossauro”, do personagem Nerso da Capitinga, o candidato tucano tenta emplacar a mesma ideia, colada nas vitórias sobre o MDB até a disputa de 2014, de que Iris é ultrapassado e que o PSDB seria o responsável por realizar gestão moderna e sem interesse de perpetuação no poder.

Há ainda questionamentos ao resultado do que a propaganda chama de “dobradinha” entre PT e MDB nas últimas gestões desde 2001. A repercussão, no entanto, não poderia ser mais negativa. Já nos comentários das postagens, surgem aqueles que defendem a atual gestão em Goiânia e até outros que concordam com a crítica, mas consideram que não seriam os tucanos, com influência de Marconi Perillo, os responsáveis pela virada na Capital.

Ouça a coluna Sagres em Off

Estratégia

A opção por retomar o tom das campanhas estaduais do PSDB contra Iris Rezende vem de parte da coordenação, mas principalmente do próprio candidato tucano, que acredita no desgaste do prefeito, apesar da aprovação neste mandato.

Acordo tácito

Enquanto isso, Vanderlan Cardoso (PSD) e Maguito Vilela (MDB), antes mesmo da infecção por covid-19 do emedebista, adotam a política da não agressão e abandonaram a troca de farpas que marcou as primeiras semanas de campanha.

Sem antecipação

As equipes das duas candidaturas entendem que o cenário de crescente polarização inviabiliza a antecipação de ataques com cara de enfretamento direto. A intenção é deixar munição para provável segundo turno entre Vanderlan e Maguito.

Falando nisso…

Pesquisa do instituto Ibope, divulgada pela TV Anhanguera confirma cenário de polarização antecipado na segunda-feira (19) pela pesquisa Diagnóstico/Sagres. Na prática, a equipe de Vanderlan ligou o sinal de alerta, já que Maguito tem apresentado crescimento maior que o do senador.

Mobilização

Tanto que o governador Ronaldo Caiado (DEM) passou a buscar engajamento direto da equipe de governo na campanha, nos horários fora do expediente. Reunião com o secretariado foi realizada ontem, na casa de Wilder Morais, com Caiado e o candidato.

Projetos

O encontro contou com todos os auxiliares do primeiro escalão e os candidatos a prefeito e vice apresentam plano de gestão. Houve introdução à discussão de projetos que terão a parceria com o Estado.

Debate delas

As três candidatas à prefeitura de Goiânia, Manu Jacob (Psol), Adriana Accorsi (PT) e Dra. Cristina (PL), que ainda luta pela candidatura, participaram juntas de debate remoto realizado pela Associação Mulheres na Comunicação.

Formato

A conversa foi conduzida por Michely Coutinho e Geralda Ferraz e teve três blocos: o primeiro com apresentação e outros dois em que cada candidata respondia a temas sorteados.

Fora da curva

Contrariando a rotina de aprovação cega de títulos de cidadania na Assembleia Legislativa, deputado estaduais negaram homenagem à ministra Damares Alves, por 13 votos a 7. Parlamentares argumentaram que a ministra não tem serviços prestado diretamente a Goiás.

Relacionamento

Depois de trocas de farpas e até ataques no primeiro ano de gestão, o governador Ronaldo Caiado sancionou projeto, de autoria do deputado Diego Sorgatto (DEM), que concede o Título de Cidadão Goiano ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

Ouça todas a edição anterior do Sagres em Off:

Mais lidas:

Leia também: