Encontrar o par perfeito não é tarefa simples, ainda mais com o isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O confinamento modificou as relações entre as pessoas, e com a chegada do Dia dos Namorados, na próxima sexta-feira (12), a comemoração vai ser bem diferente do normal.

Em entrevista ao Tom Maior da SagresTV, nesta quarta-feira (10), a psicanalista e mestre em psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Letícia Lima, relata como manter e construir uma relação durante a pandemia.

“Nesse novo contexto, as relações já não estavam indo muito bem, a gente teve um panorama da modernidade. Mas com o isolamento, com esse contexto social, político e econômico, as fissuras ficaram mais evidentes. Por exemplo, quem já vivia com uma pessoa, agora, no isolamento, vai ter que conviver com uma realidade diária. Antes você saía para o trabalho, ficava 8 horas fora, saía para tomar um chope, beber com os amigos e ir ao cinema. Agora, não. Com o isolamento as pessoas estão tendo que ficar mais juntas, e realmente conviver”, afirma a psicanalista, que defende que o momento pode ser uma oportunidade para unir ou separar ainda mais o casal.

Segundo Letícia Lima, esse é um momento para o diálogo, entendimento e mudanças de atitudes para restaurar a relação, e ressalta que não tem como fugir dessa nova realidade. “Talvez esse é o momento que a gente possa rever as relações, aprender a negociar, se relacionar. A palavra “relacionar” é criar um laço repetidas vezes. O que essa realidade está trazendo para a gente, não tem como fugir.”

Agora com a nova realidade, as pessoas estão mais conectadas na internet. Milhões de pessoas passaram a ficar online, causando congestionamento das empresas que fornecem o acesso à internet. Todo esse acesso representa o modo como a sociedade encontrou para continuar se relacionando, seja com familiares ou para encontrar um novo amor. No entanto, também pode ser angustiante, pois nas redes sociais só há “vidas perfeitas”, muito longe da realidade.

“A gente também tem uma nova relação com as redes sociais, agora as pessoas podem se conectar, contribuindo para uma idealização. Quando você está ligado no Face ou Instagram, você está vendo as relações um pouco idealizadas, o feed de todo mundo é meio perfeito. Quando você volta para a realidade, você tem que lidar com a insatisfação da relação. Então, como poder lidar com isso? Com a insatisfação mesmo, porque ninguém vai te satisfazer”, disse a psicanalista.

Assista à entrevista na íntegra a seguir na primeira hora do Tom Maior

A psicanalista Letícia Lima estará no programa Tom Maior, toda quarta-feira, tratando de assuntos atuais e refletindo sobre eles. Fique à vontade de nos mandar, pelo WhatsApp (62 3216-0726) ou pela live, uma pergunta ou compartilhar a sua história.