Durante essa semana no programa Hora do Esporte, na apresentação de Wendell Pasquetto, os comentaristas da Sagres 730 debateram sobre os grandes ídolos do futebol goiano. No Vila Nova – acompanhe aqui também a discussão sobre os jogadores que mais marcaram por Atlético e Goiás -, nossos analistas elegeram Guilherme.

Tim, diferente do critério que adotou nas outras eleições, “no Vila Nova vou seguir um rumo diferente, porque cresci lá dentro. Cheguei no Vila Nova com 10 anos e vi passar grandes jogadores. Se pegarmos do passado, que não vi, tem Danival, Mosca e Guilherme. Mais recente, a minha geração não teve tantos craques, você pega um Roni, um Túlio Maravilha ou outros grandes jogadores”.

O ex-jogador colorado, hoje comentarista, completou que “se você chegar no Vila Nova hoje, de cada dez pessoas que acompanharam o Vila do passado, dez votam no Guilherme. Então não tem como eu não votar no Guilherme por tudo que ouvi de pessoas que viram ele jogar”.

Já Evandro Gomes destacou que “o Vila Nova teve jogadores ídolos por detalhes. Na década de 70, o Vila tinha um ponta chamado Silvinho. Ele fazia o gol, subia no alambrado e a torcida enlouquecia. O Vila teve o Tulica, que foi um ídolo e marcava muitos gols, teve Roberto Bertusso, Nivaldo Lancuna, Zé Henrique, Paulinho Benga, que também se identificaram muito com a torcida e jamais serão esquecido”.

Por muitos anos o radialista acompanhou o Vila Nova e ressaltou que, “sem dúvida nenhuma, na década de 70, e ele chegou aqui no final dos anos 60, quando veio da URT de Patos com Bajoso e Zé Geraldo, esse cara começou a mostrar um futebol diferenciado. Confesso que não vi nenhum centroavante e camisa 9 tecnicamente excepcional como ele. Então Guilherme de Souza, para mim, é o maior ídolo da história do Vila”.

Charlie Pereira explicou que “enxergo o Vila diferente do Atlético no que se diz respeito às glórias no futebol. O Atlético vive, de 2006 para cá, esse período onde nunca foi tão grande como agora. Um time de conquistas locais e de Série A. No Vila, os feitos são mais antigos, não que não tivessem existido espaçadamente nos últimos anos, mas vou ficar com o Evandro, que teve o privilégio de ver várias fases do Vila Nova, e fico com o Guilherme, que foi um dos principais nomes da história do estádio Olímpico”.

Assim como os outros três companheiros, José Carlos Lopes votou em Guilherme e sacramentou a única unanimidade entre o trio da capital. Antes, relembrou que, “falando do que vi jogar, um trio que me chamou a atenção, perto do tempo que era repórter, foi Tim, Roni e Luciano, esses três jogaram muito bem, o Anderson, que ninguém citou. Ele marcava gols demais: toda hora era gol do Anderson. Gol do Vila, gol do Anderson”.

“Recentemente, Alex Oliveira, Túlio, o próprio Alan Mineiro. Um pouco mais distante, mas que também vi jogar, o Zé Henrique, que fez uma grande trajetória dentro do Vila Nova. No passado, acompanhando o livro do João Batista Alves Filho, ‘A História do Futebol Goiano’,  falam de Bajoso, Zé Geraldo, Luizinho, Serginho, Mosca, Danival, jogadores importantíssimos na história do Vila Nova”, acrescentou.

Lopes, que chegou a trabalhar ao lado de Guilherme após o final da carreira do ex-atacante colorado e contou algumas histórias do jogador, destacou ainda que “o irmão dele brilhou em nível nacional mais do que ele, o Tarcísio, que jogou por muito tempo e virou ídolo do Grêmio. Mas, pelo que contam, o Guilherme foi mais craque do que o próprio irmão”.

Mais do que o irmão de Tarcísio, Guilherme empilhou gols e títulos com a camisa colorada em três passagens, primeiro em 1968 e 69, depois entre 69 e 72 e, por fim, entre 72 e 75, de acordo com pesquisa do Futebol de Goyaz. Escolhido em 2013 como o maior jogador da história do Vila Nova, o ex-atacante participou de conquistas importantes, como o Campeonato Goiano de 69 e 73, e representou o time em jogos internacionais.

Confira o debate dos comentaristas da Sagres 730 sobre o maior ídolo do Vila Nova

E para você, torcedor colorado, qual o maior ídolo do Vila Nova? Registre o seu voto através deste endereço ou na enquete abaixo