A quinta edição do programa Educação vai ar nesta segunda-feira (29) para responder a pergunta: que tipo de educação está na sala de aula? A jornalista Laila Melo e o professor Norberto Salomão trazem para esta edição uma reflexão sobre o dia a dia das escolas brasileiras e as metodologias de ensino que estão sendo utilizadas na sala de aula.

Os convidados desta edição são Priscila Ximenes, doutora em educação; Carol Campos, especialista em metodologias de ensino; e Renato Barros, professor especialista em legislação da educação e BNCC.

Assim, o programa vai contar ainda a história do “Se liga, prof!”, uma iniciativa da professora Emilly Fidelix que busca novas ferramentas e métodos de ensino que engajem os estudantes na sala de aula. 

E no quadro “Educação que dá certo” você confere uma nova metodologia de ensino: o uso de memes. Nesse sentido, o professor Lobão vai explicar como os memes, comuns em redes sociais, auxiliam no interesse dos alunos sobre vários temas.

Metodologia de ensino

O Brasil possui uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que regulamenta o ensino na Educação Básica do país. Isso significa que de Norte a Sul os alunos aprendem a mesma coisa e, portanto, tem as mesmas metas de ensino-aprendizagem da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Dentro da BNCC já são propostas estratégias pedagógicas para atingir essas metas de ensino. Mas o aprimoramento de técnicas de aprendizagem é constante, principalmente por causa das novas tecnologias as quais os estudantes estão inseridos no cotidiano e que logo chegam às salas de aulas. São as chamadas metodologias ativas, que são métodos que vão do uso de computadores e tablets à inserção de jogos digitais e xadrez.

Estratégias inovadoras

Uma ferramenta pedagógica utilizada no estado é o projeto “Ser Goiás”, um programa de apoio para a recuperação da aprendizagem criado em 2021 e cheio de tecnologias inovadoras para a educação. Norberto Salomão é professor de História do Ser Goiás e compartilha sua experiência com os telespectadores do Educação. O professor já se vestiu de Faraó em uma das aulas para levar aos estudantes uma experiência lúdica do contexto que está sendo estudado. 

O programa destaca ainda o conceito de protagonismo estudantil no processo de ensino-aprendizagem. Helena Singer, coordenadora do Movimento de Inovação na Educação, pontua como o conceito é colocado em prática na sala de aula. Além disso, a educadora fala sobre a importância do protagonismo do estudante no planejamento do currículo educacional.

Assista na TV 

Confira a quinta edição do programa Educação nesta segunda-feira (29), às 20h, na Sagres TV (Canal 26.1) ou no canal do Sistema Sagres no YouTube. 

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 4 – Educação de Qualidade.

Confira edições anteriores do Educação